Amanhã, dia cinco de maio, é o Dia da Mãe. Já pensou no que vai oferecer? Aqui ficam algumas ideias de peças baratas de joalharia feitas por start-ups que operam no universo digital.

Os preços elevados, as terminologias complicadas e os métodos de produção pouco éticos são alguns fatores que afastam as joalharias dos novos consumidores. Esta nova geração preocupa-se com a sustentabilidade, práticas éticas e pelos valores passados pelas marcas – características que nem sempre são reconhecidas às empresas que operam nesta área.

É também a pensar nisso que começaram a surgir novas marcas que apelam à população mais jovem que prefere encomendar os seus produtos online (e pagar menos). Se há uns anos era impensável fazer este tipo de compras através da internet, hoje os consumidores já se mostram confortáveis para encomendar todo o tipo de produtos – desde colchões a eletrodomésticos – com apenas alguns cliques.

Para as marcas que se seguem, a venda das suas peças de joalharia online não é simplesmente uma forma de chegar às pessoas mais sofisticadas tecnologicamente. Em vez disso, é um método eficaz de redução de custos. Ao contrário das marcas tradicionais, que precisam que um intermediário com um espaço físico para venda as suas peças, estas nove joalharias detalhadas numa lista do Business Insider conseguem praticar preços mais baixos, ao mesmo tempo que mantêm a qualidade das suas peças.

Mejuri

É diretamente do Canadá que chega a Mejuri, que pretende estabelecer os seus produtos no mercado através de um design minimalista que pode ser utilizado todos os dias. A missão, segundo o Business Insider, é dar ao seu público-alvo (que é composto maioritariamente por mulheres) uma “dose diária de luxo”. Existem várias opções por menos de 100 euros e a equipa destacou as que mais se adequam ao Dia da Mãe.

Vrai & Oro

É também da América do Norte que chega a Vrai & Oro. Esta empresa de Los Angeles utiliza ouro sólido e diamantes da Diamond Foundry – organização que cria diamantes artificiais através de energia solar – para criar as suas peças. Tal como a Mejuri, a Vrai & Oro distingue-se pelos produtos minimalistas. Há várias peças com preços inferiores a 100 euros.

AUrate

Na outra ponta dos Estados Unidos, em Nova Iorque, encontra-se a AUrate, uma marca que tanto faz peças só com ouro, como também utiliza pérolas e diamantes. Para os consumidores norte-americanos, a marca oferece a possibilidade de enviar cinco peças para casa para os clientes experimentarem e tomarem uma decisão (uma característica que ainda não está disponível para os clientes internacionais). Há alguns produtos – maioritariamente brincos e anéis – abaixo dos 100 euros.

Catbird

Também da cidade que nunca dorme, a Catbird pretende atrair os clientes mais preocupados com os valores e a ética das marcas. A empresa é totalmente transparente em relação aos locais onde consegue os seus materiais e 1% de todas as vendas vão para organizações sem fins lucrativos. Os preços das peças vendidas oscilam entre os 40 euros e as dezenas de milhares de euros.

Soko

É na primeira fila da batalha a favor da fast fashion ética que encontramos a Soko. Esta start-up utiliza um modelo eficiente e inovador que é capaz de empoderar alguns artesãos em África através da tecnologia. O Business Insider descreve as peças desta equipa como arrojadas e capazes de atrair a atenção de qualquer pessoa. Ao contrário das anteriores, a Soko utiliza materiais menos convencionais, mas que também permitem praticar preços mais baixos.

 

The Last Line

Fundada por um veterano da indústria, a The Last Line quer tornar-se o mercado para toda a joalharia que compra. Para atingir tal feito, o site disponibiliza peças de todos os tipos e feitios: desde brincos clássicos até colares com as cores do arco-íris. Apesar de oferecer uma grande variedade, são poucas as peças com preços abaixo dos 100 euros nesta loja.

Auvere

Segundo o Business Insider, a Auvere é a loja indicada caso esteja à procura de peças de ouro com 22 ou 24 quilates a preços mais acessíveis. Ao contrário das lojas anteriores, aqui não vai encontrar produtos por menos de 100 euros.

Stone and Strand

Estilo, atenção ao pormenor e serviços personalizado: estes são os três principais valores da nova iorquina Stone and Strand. Para além de vender a sua própria joalharia, esta loja disponibiliza no seu website outras marcas que partilham os mesmos valores.  Há algumas peças a menos de 100 euros.

Ariel Gordon

A Arial Gordon é uma das marcas favoritas de algumas celebridades, de acordo com o Business Insider. O negócio, que começou como um projeto em part-time no apartamento do seu criador, em Nova Iorque, baseia-se na criação de peças que são criadas para serem utilizadas todos os dias sem que percam qualidade. Existem alguns produtos com preços abaixo dos 100 euros.

Comentários

Sobre o autor

Avatar