Três mitos de empreendedorismo que deve ignorar

A dificuldade de criar um negócio duradouro não é novidade para ninguém. Embora existam muitos fatores em jogo, sem marketing e vendas eficazes uma empresa dificilmente consegue sobreviver.

Mas, infelizmente, há uma grande quantidade de conselhos de marketing perigosos e destrutivos que se infiltram na cabeça dos empreendedores vulneráveis. Os “gurus” afirmam máximas absurdas, muitas vezes seguidas por donos de empresas que, mais tarde, descobrem que, afinal, não serviram de nada porque estavam erradas.

Se quer sobreviver e prosperar, aqui ficam alguns dos péssimos conselhos que tem que começar a ignorar:

Ter que estar em todo o lado

Os “especialistas” afirmam que o empreendedor tem de estar no Snapchat, no Periscope, fazer transmissões no YouTube em tempo real, usar o LinkedIn, etc, etc… E garantir que publicam no Instagram três vezes por dia e no Facebook duas. Como é possível? Como é que é suposto estar em todos esses canais, já para não falar de o fazer eficientemente, e ainda gerir uma empresa? Claro que não é possível. E não deveria.

É impossível perder mesmo que seja meia hora em cada rede social e ainda fazer algum trabalho. Esqueça a preocupação com medir o lucro e o retorno do investimento (ROI). Eles não o referem de propósito, porque assim as suas sugestões não fariam qualquer sentido. Não seja uma vítima de artimanhas. Exija estratégias que valorizem o seu tempo e produzam resultados de uma forma significativa, mensurável e rápida.

“É preciso dinheiro para fazer dinheiro”

Alguns empreendedores não vão pelo caminho mais fácil. Fazem parte de um grupo de empresários que tem muito entusiasmo e paixão e poucos ou nenhuns fundos. Não vêm de famílias abastadas e os grandes bancos não estão certamente a emprestar dinheiro a empresas como as deles. A única forma de conseguirem uma grande quantia de dinheiro era ganhar o euromilhões, mas a probabilidade disso acontecer é reduzida. Por isso, o que tem de descobrir é provavelmente a mesma coisa que muitos outros empreendedores: uma solução para angariar clientes quando não há orçamento para o marketing.

The Schmo-bags

Os piores são os chamados “Ferrari marketers”. Alugam carros desportivos por uma ou duas horas, convivem e depois vendem estratégias brilhantes que nem eles usam nos seus negócios.

São perigosos. Não só “roubam” o dinheiro das pessoas que procuram neles soluções, como podem impedir as pessoas realmente talentosas, que têm um serviço ou produto para partilharem, de as alcançar.

Como diz Jack Welch, “os bons líderes empresariais criam uma visão, articulam a visão, assumem a visão com paixão e conduzem-na implacavelmente até à reta final.”

Não se deixe seduzir ou distrair pelas modas ou com a “nova e melhor” estratégia, canal ou tática de social media. Assim que descobrir como pode realmente obter resultados, seja forte e teimoso. Rejeite qualquer ideia, estratégia ou iniciativa que implique gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Se continuar a gastar dinheiro e tempo com um objetivo, na expectativa de que funcione, sem sequer medir os resultados nem fazê-lo de forma gradual, então não poderá querer ter resultados. Comece por medir, rastrear e exigir resultados do seu tempo e dinheiro, erguendo-se acima de outros e fazendo parte da minoria bem-sucedida que prospera.

Comentários

Artigos Relacionados