Tourism Explorers: 12 projetos inovadores disputam a final
É já na próxima segunda-feira, 23 de outubro, que termina a primeira edição do Tourism Explorers. A final é disputada por 12 finalistas.
O Tourism Explorers, programa nacional de criação e aceleração de start-ups na área do turismo, lançado pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal, em parceria com a NOS, está a chegar à fase final. No próximo dia 23, realiza-se o pitch day, durante o qual as 12 start-ups finalistas vão apresentar as suas ideias de negócios, durante cinco minutos, a um painel de jurados. A start-up vencedora recebe 10 mil euros para investir no seu negócio e tem acesso direto à Web Summit.
Este programa começou em julho, altura em que foram identificadas as principais necessidades do turismo nacional e desenvolvidas dezenas de soluções inovadoras. A fase de aceleração desenrolou-se com 84 projetos, em 12 cidades, que trabalharam em simultâneo no desenvolvimento dos projetos. Depois de mais de 200 empreendedores testarem os seus modelos de negócio, cada uma das cidades elegeu uma start-up que, agora, vai apresentar o seu projeto, perante um júri de especialistas do sector do turismo, na StartupBraga.
“O objetivo deste programa é fortalecer o ecossistema empreendedor e contribuir para a criação de novas oportunidades no sector turístico”, reforçou António Lucena de Faria, CEO da Fábrica de Startups. Também para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o Tourism Explorers é uma oportunidade de levarmos a todo o território nacional a dinâmica do empreendedorismo – conforme temos definido na nossa estratégia – e ajuda a afirmar o turismo como motor de desenvolvimento de novos projetos e de novas ideias que geram novas oportunidades de emprego”.
O Tourism Explorers conta ainda com a parceria da NOS que, desta forma, espera contribuir para um novo paradigma de inovação aberta. João Ricardo Moreira, administrador da NOS, considerou o programa “fundamental para criação de oportunidades”.