The European City Facility apoia cidades com programa de financiamento

Acelerar os investimentos em energia sustentável a nível local é o objetivo do programa de financiamento que o The European City Facility (EUCF) anunciou recentemente. As candidaturas já começaram.
“A sua cidade / município possui um plano de ação climática ou energética sustentável e está à procura de formas de implementar as ações? Inscreva-se no EUCF, o Fundo da UE para cidades, e receba financiamento para impulsionar a transição energética”. Este é o desafio do The European City Facility um programa europeu que pretende transformar os planos de ação climáticos e energéticos das cidades em investimentos reais e desenvolver conceitos de investimento confiáveis e maduros.
O The European City Facility (EUCF) quer apoiar os municípios e as autoridades locais no desenvolvimento de Conceitos de Investimento (CI) relacionados com a implementação de ações identificadas nos planos de ação sustentáveis a nível climático e energético. O programa de financiamento anunciado recentemente está aberto a municípios / autoridades locais de todos os tamanhos e respetivos agrupamentos da União Europeia e do Reino Unido.
O EUCF financiará a cidade ou município – com um valor fixo até 60 mil euros por candidatura – as atividades e serviços necessários, internos e externos, para o desenvolvimento de um Conceito de Investimento (CI). O segundo pagamento da bolsa só será pago após a validação do Conceito de Investimento (CI).
Os candidatos escolhidos irão usar o montante fixo para desenvolver os Conceitos de Investimento (CI), representando o passo inicial em direção a um plano de negócios e financeiro completo. O resultado esperado é um conceito de investimento desenvolvido, por exemplo, um documento que fornece aos investidores e instituições financeiras as informações necessárias para avaliar um projeto de investimento.
O EUCF financia atividades tais como estudos de viabilidade (técnica), análise de mercado, análise de stakeholders, análise jurídica, económica e financeira, análise de risco, etc. O objetivo final é construir um pipeline completo de projetos de investimento em energia sustentável, em todos os municípios da Europa.
A apresentação de candidaturas terminará a 2 de outubro de 2020 e o regulamento pode ser consulado no site. Não são consideradas entidades privadas.