TERINOV quer integrar redes de colaboração internacionais

O projeto TERnet – Accelerating Research through International Network Collaborations espera contribuir para consolidar o ecossistema científico, tecnológico e empreendedor dos Açores.
O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira está a desenvolver um plano de integração em redes de colaboração internacional, no âmbito do projeto TERnet que procura contribuir para a consolidação do ecossistema científico, tecnológico e empreendedor dos Açores.
O TERnet – Accelerating Research Through International Network Collaborations, visa responder às crescentes necessidades do setor agroindustrial e vai potenciar colaborações de âmbito transregional e internacional em áreas como a agricultura de precisão, com recurso a tecnologias de remote sensing, earth observation, modelagem e análise de dados.
“O TERnet, além de reforçar a componente de I&D em diversos projetos instalados no TERINOV, será um fator determinante na potenciação da agroindústria, uma das áreas estratégicas do Parque”, explicou o diretor executivo do TERINOV, Duarte Pimentel.
A rede emergente do TERnet, resultará de futuras interações com um conjunto de organizações e de parceiros estratégicos como, por exemplo, a Sustainable Agriculture Network (SAN), a European Federation of Food Science and Technology (EFFoST) ou o EIT Food. Parcerias que resultam em oportunidades para as entidades instaladas no TERINOV acederem a investigação, conhecimento e tecnologia de ponta em ecossistemas e projetos internacionais.
O projeto terá a duração de 36 meses, contará com um financiamento de 30 mil euros e será operacionalizado através da participação em atividades de estreita colaboração internacional e na promoção de dois InfoDays. Ambas as iniciativas permitirão aumentar e reforçar a visibilidade do TERINOV no panorama global de ciência e tecnologia.
O diretor regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila, frisou que ao financiar este projeto, e conforme previsto no edital do concurso, ao abrigo do qual foi concedido o apoio, o Governo dos Açores espera que as entidades beneficiárias venham a integrar o Instituto Europeu de Inovação. A integração nesta rede resultará, sobretudo, em benefícios para as empresas incubadas nos Parques de Ciência e Tecnologia”.
Ainda recentemente o TERINOV anunciou também um Plano de Ação para a Internacionalização com um investimento de 80 mil euros.