tb.lx adota semana de 36 horas para todos os colaboradores

A medida de redução de horário laboral foi implementada pela tb.lx, começou a ser aplicada este mês e não implica alterações na remuneração dos colaboradores.

Depois de quatro meses de experiência, a tb.lx oficializou este mês a redução permanente do número de horas de trabalho por semana. A medida aplica-se a todos os trabalhadores sem prejuízo na sua remuneração mensal.

Com esta medida a corporate start-up da Daimler Truck reforça a sua “abordagem pioneira” no que se refere a cultura empresarial, trabalho híbrido e saúde mental. Antes de avançar para a redução da semana de trabalho, a tb.lx procedeu a um período de avaliação junto dos colaboradores no fim do qual procedeu a um questionário para apurar os efeitos sentidos pela equipa na gestão do volume de trabalho, prioridades, relação com stakeholders internacionais e saúde mental.

Os resultados destacaram o impacto positivo na produtividade (que registou 4.2 pontos em 5), e a vantagem competitiva (que registou 9 em 10 pontos). Foi igualmente avaliado o registo de horas de trabalho dos colaboradores para averiguar se se manteve uma situação de Business as Usual (BAU) através da correspondência entre as respostas ao questionário e o impacto real no volume de trabalho diário.

Agora no novo cenário laboral, a maioria dos colaboradores de tb.lx goza também de um fim de semana prolongado, optando por reduzir a carga diária, não trabalhar uma parte do dia de sexta-feira (ou outro dia da semana), ou ainda ajustar a carga em quatro dos dias de trabalho de forma a ter um fim de-semana de três dias.

Sara Gorjão, Chief People Officer da tb.lx, refere que estas medidas foram implementadas “com a consciência de que o verdadeiro benefício desta medida está na criação de um modelo de trabalho que aposta na flexibilidade e dá autonomia aos colaboradores para usufruir de um horário de trabalho que dá espaço para equilibrar as esferas profissional e pessoal em perfeita harmonia”.

Baseada em Lisboa, a tb.lx foi fundada em 2018 como corporate start-up da Daimler Truck, produtor de veículos comerciais.

Comentários

Artigos Relacionados