Eles sugerem… um museu
Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Museus e são muitos os que merecem uma visita. Perguntámos a um empreendedor, a uma executiva e a uma apresentadora de televisão que museu sugerem para uma visita. Saiba quais as suas escolhas.
Desde 1977 que o Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de maio. São muitos os museus que neste dia têm entrada gratuita, horário alargado e muitas iniciativas ao dispor de quem os visita. O tema escolhido para este ano foi “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos museus”.
Para o ajudar a escolher o museu a visitar neste dia, perguntámos a um empreendedor, a uma executiva e a uma apresentadora de televisão que museu sugeriam aos leitores do Link To Leaders.
Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4You
“A minha sugestão para visita no Dia dos Museus recai no Pavilhão do Conhecimento. Sou um adepto do Pavilhão do Conhecimento por várias razões. Desde a fundação da Science4you, sendo uma empresa ligada aos brinquedos educativos e científicos, pensei de que forma poderia colaborar com Museus de Ciência. O Pavilhão do Conhecimento foi uma das primeiras parcerias realizadas, através da presença de entradas para a exposição do Museu nos brinquedos da Science4you. Mais tarde, a parceria alargou-se e a Science4you abriu uma loja no Pavilhão do Conhecimento, fazendo assim a junção dos brinquedos aos Museus. São diversas as razões para visitar o Pavilhão do Conhecimento. É versátil em temas e exposições, tem atividades para férias, atividades diferentes ao fim-de-semana, sempre que o visitamos tem algo novo e tem uma abordagem didática e científica fora da caixa que permite aos mais novos aprenderem enquanto brincam. Para além de tudo isto diverte as crianças e os adultos! Com dois filhos pequenos, é dos programas que mais gosto de fazer e que mais entretêm as crianças.”
Pavilhão do Conhecimento
Mariano Gago, Av. José Malhoa
1990-203, Lisboa
Paula Guimarães, presidente do GRACE em representação da Fundação Montepio
“Recomendo a visita à Casa-Museu de Leal da Câmara, em Rio de Mouro, um espaço que permite revisitar a obra de um dos mais emblemáticos caricaturistas portugueses, Tomás Júlio Leal da Câmara (1876-1948). Neste tempo conturbado, é o humor que nos salva e que nos permite manter o espírito crítico, uma visão individual do mundo e a capacidade de ver pessoas e situações em perspetiva. Ademais, a Casa é um bom exemplo de arquitetura e decoração da época em que viveu Leal da Câmara e o acervo de obras artísticas verdadeiramente notável.”
Casa-Museu de Leal da Câmara
Calçada da Rinchoa, 67
2635-312 Rio de Mouro
Ana Rita Clara, apresentadora de televisão e fundadora do ‘Change IT’
“A minha sugestão para Museu em Lisboa será mesmo o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Porque nos apresenta um Portugal moderno, actual e que respira contemporaneidade. Trata-se de um museu que eu gosto muito e recomendo, porque cruza três áreas num espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional. Para além de toda a sua alma inovadora, um edifício que é já um símbolo da arquitectura e uma localizar perto do Tejo, capaz de nos fazer perder a respiração. E para além disso, apresenta-se como um espaço de intervenção cultural, com exposições nacionais e internacionais. E um espaço para a mudança. Com alma de Changer :)”.
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Avenida Brasília
1300-598 Lisboa
Nota: Imagem Ana Rita Clara: Carlos Ramos / Pekan