Eles sugerem… um museu

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Museus e são muitos os que merecem uma visita. Perguntámos a um empreendedor, a uma executiva e a uma apresentadora de televisão que museu sugerem para uma visita. Saiba quais as suas escolhas.

Desde 1977 que o Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de maio. São muitos os museus que neste dia têm entrada gratuita, horário alargado e muitas iniciativas ao dispor de quem os visita. O tema escolhido para este ano foi “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos museus”.

Para o ajudar a escolher o museu a visitar neste dia, perguntámos a um empreendedor, a uma executiva e a uma apresentadora de televisão que museu sugeriam aos leitores do Link To Leaders.

Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4YouMiguel Pina Martins, CEO da Science4you

“A minha sugestão para visita no Dia dos Museus recai no Pavilhão do Conhecimento.  Sou um adepto do Pavilhão do Conhecimento por várias razões. Desde a fundação da Science4you, sendo uma empresa ligada aos brinquedos educativos e científicos, pensei de que forma poderia colaborar com Museus de Ciência. O Pavilhão do Conhecimento foi uma das primeiras parcerias realizadas, através da presença de entradas para a exposição do Museu nos brinquedos da Science4you. Mais tarde, a parceria alargou-se e a Science4you abriu uma loja no Pavilhão do Conhecimento, fazendo assim a junção dos brinquedos aos Museus. São diversas as razões para visitar o Pavilhão do Conhecimento. É versátil em temas e exposições, tem atividades para férias, atividades diferentes ao fim-de-semana, sempre que o visitamos tem algo novo e tem uma abordagem didática e científica fora da caixa que permite aos mais novos aprenderem enquanto brincam.  Para além de tudo isto diverte as crianças e os adultos! Com dois filhos pequenos, é dos programas que mais gosto de fazer e que mais entretêm as crianças.”

Pavilhão do Conhecimento
Mariano Gago, Av. José Malhoa
1990-203, Lisboa

Paula Guimarães, presidente do GRACEPaula Guimarães, presidente do GRACE em representação da Fundação Montepio

“Recomendo a visita à Casa-Museu de Leal da Câmara, em Rio de Mouro, um espaço que permite revisitar a obra de um dos mais emblemáticos caricaturistas portugueses, Tomás Júlio Leal da Câmara (1876-1948). Neste tempo conturbado, é o humor que nos salva e que nos permite manter o espírito crítico, uma visão individual do mundo e a capacidade de ver pessoas e situações em perspetiva. Ademais, a Casa é um bom exemplo de arquitetura e decoração da época em que viveu Leal da Câmara e o acervo de obras artísticas verdadeiramente notável.”

Casa-Museu de Leal da Câmara
Calçada da Rinchoa, 67
2635-312 Rio de Mouro

Ana Rita ClaraAna Rita Clara, apresentadora de televisão e fundadora do ‘Change IT’

“A minha sugestão para Museu em Lisboa será mesmo o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e TecnologiaPorque nos apresenta um Portugal moderno, actual e que respira contemporaneidade. Trata-se de um museu que eu gosto muito e recomendo, porque cruza três áreas num espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional. Para além de toda a sua alma inovadora, um edifício que é já um símbolo da arquitectura e uma localizar perto do Tejo, capaz de nos fazer perder a respiração. E para além disso, apresenta-se como um espaço de intervenção cultural, com exposições nacionais e internacionais. E um espaço para a mudança. Com  alma de Changer :)”.

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Avenida Brasília
1300-598 Lisboa

Nota: Imagem Ana Rita Clara: Carlos Ramos / Pekan

 

Comentários

Artigos Relacionados