Startup Visa: inscrições começam hoje – já há incubadoras certificadas

O programa português para acolher empreendedores estrangeiros abre as inscrições hoje e já recebeu 46 pedidos de informação. Conheça as incubadoras certificadas.
As inscrições para empreendedores estrangeiros que queiram usufruir de um visto temporário para desenvolver os seus projetos em território português começam hoje.
Já houve 46 pedidos de informação e os principais interessados parecem ser os cidadãos brasileiros. Segundo os dados disponibilizados na página do governo, 87% dos pedidos vieram do Brasil. Houve ainda pedidos de informação por parte de empreendedores franceses, britânicos, mexicanos e turcos.
A iniciativa tem duas fases. Na primeira é concedida uma certificação às incubadoras que possam acolher imigrantes empreendedores na criação e instalação de projetos de base tecnológica. Na segunda são concedidas autorizações de residência.
A primeira fase do programa ficou concluída no dia 28 de fevereiro. Foram recebidas inscrições de 71 incubadoras. A grande maioria pertence aos distritos de Lisboa, Porto, Leiria e Aveiro, mas cerca de 20 estão localizadas no interior do Continente e na Madeira.
Consulte a lista de incubadoras certificadas na página do IAPMEI.
Do conjunto das regras impostas, destaque para o facto de as incubadoras terem de apresentar um plano personalizado que calendarize, caracterize e quantifique o tipo de apoio que será prestado à start-up. Para além disto, os colaboradores das incubadoras têm de apresentar um relatório de progresso trimestral, onde vão ter de relatara evolução dos projetos. Por outro lado, as entidades não podem acolher mais de 20 empresas em simultâneo. Segundo a portaria, este limite pode “ser modificado por deliberação da entidade responsável pelo programa”.
Para as incubadoras terem acesso ao certificado precisam de apresentar serviços de gestão, marketing, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos e serviços (contando com o apoio à digitalização de processos de negócios, de proteção ou valorização de direitos de propriedade intelectual) e de financiamento.
Entre outros requisitos, é de salientar a necessidade de dispor de recursos físicos e técnicos necessários, ter capacidade e disponibilidade para proceder à incubação física dos empreendedores e, ainda, a necessidade de realizar um evento anual de divulgação das start-ups incubadas junto de potenciais investidores.
Para os empreendedores estrangeiros as inscrições podem ser feitas no site oficial do IAPMEI.
*fotografia de Luiz Felipe.