Startup Lisboa procura ideias inovadoras para o setor da restauração

O From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para start-ups ligadas ao ecossistema da restauração, tem candidaturas abertas para mais uma edição. Este ano, um dos objetivos é alargar o âmbito do programa e desenvolver a comunidade de foodtech ao longo do ano.
A Startup Lisboa acaba de anunciar que as candidaturas para o programa de aceleração destinado a empreendedores do ecossistema de food tech já se encontram abertas. Até ao próximo dia 25 de setembro, projetos relacionados com tecnologia para restauração e novos produtos de food & beverage sustentáveis podem inscrever-se na 5ª edição do From Start-to-Table, que dará aos vencedores de cada categoria um prémio no valor de dez mil euros.
“Podem candidatar-se pessoas ou start-ups (constituídas há menos de cinco anos), portuguesas ou estrangeiras, que tenham um projeto de tecnologia para a restauração ou novos produtos desde que tragam inovação ao setor – alinhados com objetivos de sustentabilidade ambiental, social e económica”, explica a incubadora lisboeta em comunicado.
Os projetos selecionados pelo júri, que poderão ir até 20, irão integrar um programa de aceleração de oito semanas, no qual se prevê que trabalhem a prototipagem e validação do seu produto, com o apoio de especialistas, mentores, investidores e representantes do setor. Delta Cafés, Sagres, Zomato e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal são alguns dos parceiros.
A organização reservou ainda uma novidade para a quinta edição do From Start-to-Table. Em causa está o lançamento de “um programa de softlanding que apoie as start-ups a estabelecerem-se em Portugal após a conclusão do programa”. A complementar, será também desenvolvido “um conjunto de eventos e iniciativas que irão ocorrer após o programa de forma a dar continuidade à dinamização do ecossistema de foodtech em Portugal”, e aprofundar-se-á a parceria com a Zomato, para proporcionar aos participantes mais apoio direto em áreas como business development e marketing.
Desde o seu início em 2018, a iniciativa já recebeu acima de 400 candidaturas e acelerou mais de 90 projetos e negócios. Da última edição saíram vencedores a Blend, aplicação de gestão de equipas desenhada especificamente para bares e restaurantes, e a Swee, marca de gelados vegan e saudáveis.