Startup Guide Summit debate empreendedorismo no dia 9 de novembro

A edição de 2025 Startup Guide Summit vai reunir mais de 200 fundadores e investidores internacionais e será palco do lançamento oficial do livro Startup Guide Europe.
O Startup Guide Summit vai regressar a Lisboa no dia 9 de novembro, na Casa do Impacto, para falar do empreendedorismo europeu e dos grandes desafios que a Europa enfrenta atualmente neste domínio.
Promovido em parceria com a ACT | The App Association e a Casa do Impacto, com intervenientes como 21st Europe, Danish Entrepreneurs / Allied for Startups, LSE e S9+ Coalition, o evento, que acontece na véspera da Web Summit, vai reunir mais de 200 participantes desde fundadores de start-ups a investidores, responsáveis políticos, líderes de comunidades e dinamizadores de ecossistemas de vários países europeus, para “discutir como avançar rumo a uma Europa mais integrada e com um verdadeiro mercado único”.
“Poderá a Europa definir um novo padrão na forma como criamos produtos, tecnologias e empresas — um modelo competitivo à escala global, mas fiel aos valores europeus?” é o tema central da edição deste ano, edição durante a qual também apresentado o novo movimento Made in Europe, que pretende servir de ponto de partida para a definição deste novo padrão europeu, não como um modelo fixo, mas como uma base para o diálogo.
A iniciativa também engloba o Startup Pitch Competition, uma competição, organizada pela Meaningful Entrepreneurship e pela Impact Shakers, que dará palco a 10 start-ups em fase inicial de vários países europeus. Cada equipa concorrente terá oportunidade de apresentar o seu projeto a fundadores, investidores e decisores políticos. A start-up vencedora será destacada no Startup Guide Europe e terá acesso a um programa de mentoria de dois meses promovido pela Meaningful Entrepreneurship. As candidaturas à Pitch Competition estão abertas até 17 de outubro.
Outro dos momentos do encontro será a apresentação do novo livro Startup Guide Europe, uma publicação que oferece aos fundadores as ferramentas, o conhecimento e as redes de contactos necessárias para crescerem e escalarem a nível continental. Vai mapear os ecossistemas europeus, dar visibilidade aos empreendedores e criar uma plataforma que ajude as start-ups a transformar o sucesso local em impacto europeu.
Sissel Hansen, fundadora e CEO da Startup Guide, sublinhou que “para que as start-ups europeias prosperem, não basta definir valores elevados, é preciso reduzir a burocracia, simplificar processos e trabalhar na construção de um verdadeiro mercado único. Neste evento, vamos explorar como star-tups, decisores políticos e inovadores podem definir um caminho europeu próprio, combinando competitividade com valores para estabelecer um novo padrão global”. Os bilhetes para o Startup Guide Summit continuam disponíveis.