Start-ups portuguesas na final do South Summit Madrid

São quatro as start-ups nacionais que chegaram à final de South Summit Madrid 2025. Terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de 4 e 6 de junho, no decorrer da 14.ª edição do evento.
Manie, Ubbu , WiseWorld e Metatissue são as quatro start-ups portuguesas selecionadas, num total de 4500 candidaturas, para estarem na final da competição de start-ups do South Summit Madrid 2025. Corganizado pela IE University, o evento que decorre entre 4 e 6 de junho, na La Nave, em Madrid, escolheu um total de 100 start-ups finalistas (sendo que 83% são provenientes de fora de Espanha), em representação de 23 países, um número que ultrapassa significativamente as 16 nacionalidades presentes na edição anterior.
Espanha tem com 51 start-ups para a fase final, e entre os restantes países mais representados este ano estão os Estados Unidos e o Reino Unido, com seis start-ups cada, seguidos de Portugal marca presença com quatro. A América Latina continua também a afirmar o seu potencial de inovação, aumentando a sua presença no South Summit Madrid com nove start-ups finalistas.
Esta 14.ª edição da competição evidencia também a maturidade dos projetos finalistas: 49% das start-ups já geram vendas ou apresentam tração; 32% estão em fase de crescimento e 6% são já negócios consolidados; 37% registam um volume de negócios superior a 500 mil dólares; e 7% ultrapassam os cinco milhões.
Fatores como a escalabilidade do projeto, financiamento, grau de inovação, atratividade para investidores e qualidade da equipa, estiveram na base da avaliação do júri de especialistas internacionais no ecossistema da inovação e empreendedorismo que avaliou as candidatas.
O #SouthSummit2025 irá decorrer entre os dias 4 e 6 de junho, na La Nave, em Madrid, e aí as start-ups finalistas terão a oportunidade de apresentar as suas ideias aos stakeholders mais relevantes do ecossistema empreendedor.
Este ano com o lema “Em movimento”, o #SouthSummit2025 tem como objetivo de promover um movimento global com propósito, impulsionando soluções inovadoras para os desafios atuais e gerando um impacto positivo no planeta, na economia e na sociedade. Entre os oradores confirmados estão Greg Hoffman, responsável pela evolução da marca; Marc Randolph, cofundador da Netflix; e Dennis Hong, professor na UCLA e uma das maiores referências mundiais em robótica.
Finalistas portugueses:
Manie (Porto): simplifica a gestão de energia ao automatizar a mudança de fornecedor, garantindo que os utilizadores têm sempre acesso à melhor oferta.
WiseWorld (Porto): resolve lacunas de liderança, fraca colaboração e má comunicação, transformando as competências interpessoais (soft skills) em dados objetivos e acionáveis. Os utilizadores interagem com personagens de inteligência artificial (IA) em cenários da vida real, e o sistema analisa as suas competências em tempo real.
Ubbu (Lisboa): uma plataforma edTech gamificada que visa aumentar o acesso digital e a literacia entre crianças dos 6 aos 12 anos. Ao tornar a informática envolvente e acessível, a Ubbu equipa jovens aprendizes com competências preparadas para o futuro, promovendo a resolução de problemas e o pensamento crítico.
Metatissue (Ílhavo): desenvolve biomateriais à base de proteínas humanas para o cultivo celular 3D e engenharia de tecidos, melhorando a avaliação de medicamentos e reduzindo falhas em ensaios clínicos ao replicar com precisão os ambientes fisiológicos humanos.