Start-ups internacionais que estão a mudar o futuro do trabalho

Dezenas de start-ups internacionais estão a transformar os modelos de trabalho, a criar tendências, e, segundo alguns venture capital inquiridos pela Business Insider, reúnem todas as condições para prosperar em 2020.

Já ninguém discute que a pandemia causada pelo coronavírus mudou não só os locais onde as pessoas trabalham, como também a forma como o fazem e as ferramentas a que recorrem para o fazer. Nestas novas circunstâncias, e à semelhança de tantos outros momentos desfavoráveis para a economia, há sempre quem consiga aproveitar as oportunidades e sobressair pelos produtos ou serviços que fornece ao mercado.
Vejam-se os casos de apps como a Zoom, House Party ou Slack que até há bem pouco tempo eram aplicações de “segunda linha” e que nas últimas semanas viram a sua procura disparar, fruto da necessidade de formas alternativas de comunicar, quer no campo pessoal, quer profissional.

Neste enquadramento, e à boleia da necessidade urgente de encontrar as melhores ferramentas virtuais de trabalho, são muitas as start-ups que saltam para a ribalta à medida que o número de utilizadores se multiplicam e que os venture capital se interessam por financiá-las.

Foi nesta ótica que, para encontrar as start-ups que estão a “transformar o mundo do trabalho”, o Business Insider fez uma pesquisa junto de um grupo restrito de investidores para averiguar a opinião destes sobre as start-ups melhor posicionadas para vingarem este ano. Eis a seleção.

Airtable
A airtable é uma ferramenta de folha de cálculo baseada na cloud. Permite que os utilizadores construam as suas próprias aplicações personalizadas sem codificação. Porque vai crescer em 2020: a Airtable, que foi avaliada pela última vez em 1,1 mil milhões de dólares, encontrou uma base de fãs que a utiliza para tudo, desde a gestão de projetos até folhas de cálculo. Está a redefinir a forma como os utilizadores interagem com folhas de cálculo, bases de dados, calendários, etc. de uma forma mais flexível e extensível.

BeyondHQ
Ajuda start-ups a construir e a formar escritórios de satélite em novos locais, fora dos grandes centros tecnológicos. Porque é que vai crescer em 2020? À medida que o custo de vida aumenta em Silicon Valley, as empresas já estão a pensar em contratar noutro setores.

Charthop
Uma app de gestão que tem como finalidade modernizar e automatizar o gráfico organizacional de uma empresa, tornando todo o processo mais transparente. Vai crescer porque vai permitir que as empresas analisem os dados organizacionais e os utilizem para o planeamento.  A Charthop  fez uma ronda de financiamento em setembro do ano passado e tem vindo a ganhar cada vez mais tração desde então.

Cleo
Uma app de benefícios parentais que se associa a empresas para oferecer serviços e conselhos para pais trabalhadores. Vai ter sucesso este ano porque afirma preencher uma lacuna entre o que os planos de saúde oferecem aos empregados e o que os pais que trabalham todos os dias precisam para serem bem-sucedidos no trabalho e em casa.
Agora, como muitos pais e cuidadores têm de trabalhar a partir de casa, ao mesmo tempo que cuidam dos seus filhos, a necessidade deste tipo tende a crescer.

Daily.co
Torna mais fácil os websites fazem a integração de vídeo-chat.  Não surpreende que vá conquistar espaço este ano à medida grande parte da força de trabalho global comece a trabalhar a partir de casa, o que leva a que também os videochat estejam a crescer. As empresas precisam das capacidades de videochat o mais rapidamente possível, e não querem que as suas comunidades e tráfego vão para plataformas como Zoom ou Google Hangouts.

Deel
A Deel é um serviço de pagamento para empresas que trabalham com fornecedores remotos em todo o mundo. Trata de contratos, pagamentos e impostos numa única interface, e retira o incómodo do cumprimento da legislação laboral local.

As perspetivas de crescimento do projeto são grandes porque muitas start-ups estão provavelmente a infringir legislação local, porque não a compreendem, quando contratam fornecedores noutros países. A Deel simplifica esse processo. A Deel tem tido um crescimento de dois dígitos mês após mês, e agora tem centenas de clientes em mais de 150 países.

Doctor on Demand
A Doctor on Demand é uma aplicação que liga pacientes e médicos para consultas virtuais. Com a crise do coronavírus a sobrecarregar os sistemas de saúde, a telemedicina tornou-se uma tecnologia essencial para aliviar essa pressão, até porque nos últimos anos, a nova legislação permitiu que mais pessoas acedessem aos cuidados através de uma app. Agora, com a sensação de urgência em torno do surto de coronavírus, a telemedicina começa a fazer cada vez mais parte de um “novo normal”.

Drift
A Drift é uma app de marketing e vendas de conversação que ajuda a converter o tráfego web em reuniões de vendas. O seu chatbot usa inteligência artificial para fazer com que as interações se sintam mais pessoais. A Drift pode ajudar a gerir os seus clientes com menos pessoas 24 horas, 7 dias por semana. E todos os colaboradores podem ser remotos e globais e podem responder aos pedidos dos clientes de qualquer lugar.

Fellow
Fellow é um software de gestão de colaboradores que torna as reuniões mais eficazes através da organização de notas, itens de ação e feedback. Fazendo jus a quem defende que as pessoas são o ativo mais importante de uma empresa, o Fellow criou um produto construído a pensar na melhoria da vida de gestores e colaboradores dentro das organizações

Figma
A Figma ajuda as equipas de web design a criar, testar e enviar designs a partir do seu software baseado na cloud, o que lhes permite trabalhar em designs em conjunto tal como o fariam em algo como o Google Docs. A start-up está a inovar e a definir o ritmo das ferramentas de design. O seu software faz do design e dos protótipos um processo verdadeiramente colaborativo.

Front
A Front tem uma abordagem das equipas baseada em e-mail. Combina as redes sociais, e-mails, textos e outras mensagens da empresa numa caixa de entrada partilhada e à qual toda a equipa tem acesso. A Front está a tentar ser disruptiva de umas das ferramentas mais usadas no local de trabalho moderno: o e-mail. Partilhar uma caixa de email é uma nova forma comunicação entre todos os trabalhadores.

Guru
Guru usa extensões de browsers e plugins Slack para garantir que a informação de que os trabalhadores precisam para fazer o seu trabalho está onde procuram. A start-up está preparada para um crescimento contínuo ao longo deste ano, porque ajudam as equipas distribuídas por várias localizações a fazerem o trabalho. E à medida que mais empresas optam por esse modelo de trabalho, a Guru tornar-se-á uma peça essencial para uma colaboração eficaz.

Hone
A Hone permite que as empresas ofereçam aos seus colaboradores formação online em temas como diversidade, gestão de conflitos e team-building, a partir de qualquer lugar. Dado o aumento das equipas distribuídas, as empresas estão atentas a todas as ferramentas de aprendizagem remotas que possam disponibilizar aos seus colaboradores. Hone está bem posicionada para escalar rapidamente em 2020.

Incredible Health
A Incredible Health é uma ferramenta de recrutamento online para os hospitais contratarem enfermeiros através da automação. Vai crescer em 2020 porque os clientes que usam a ferramenta têm sido capazes de reduzir o tempo que demora a contratar de 90 dias para 30 dias, em média. Nos Estados Unidos, a Incredible Health está a desempenhar um papel importante na garantia de que os hospitais estão bem posicionados para preencher vagas de emprego com candidatos de alta qualidade e rapidamente.

Invisible
A Invisible permite que as empresas descarreguem algumas das suas tarefas mais repetitivas, como publicar descrições de emprego na internet ou acompanhar as vendas libertando, assim, os colaboradores. Os trabalhadores passam mais de 60 dias de trabalho por ano a completar tarefas rotineiras e o que a Invisible quer é reduzir o tempo que gastam no trabalho administrativo, libertando-as assim para tarefas de estratégia, de relacionamento com os clientes.  As empresas podem subcontratar tarefas “menores” e devolver tempo às equipas para um trabalho de alto valor.

Level
Quer cortar com a burocracia com um plano dentário que facilita a procura de um fornecedor e oferece transparência de preços. O empregador só paga pelos cuidados que os seus empregados realmente usam.
A começar pelos benefícios dentários, a Level está a melhorar os cuidados de saúde dos colaboradores, oferecendo uma nova forma de encontrar, gerir e pagar por cuidados médicos.

Linear
O software desenvolvido pela Linear ajuda os developers a agilizarem os seus projetos, tarefas e a rastrear bugs, para trabalharem de forma mais rápida e eficiente. A Linear cria um fluxo demográfico e de informação muito importante dentro das empresas

Loom
Uma aplicação de mensagens de vídeo que permite que os utilizadores gravem vídeos curtos, em vez de escreverem longos emails ou perderem tempo em reuniões para conseguirem passar as suas ideias. Como transmitir ideias complexas online pode ser desafiante para as equipas, porque o texto leva tempo a escrever, a proposta da Loom pode ser uma ferramenta de comunicação alternativa

Miro
As equipas podem construir e desenvolver ideias a partir de qualquer lugar usando o software virtual da Miro. É uma plataforma colaborativa para equipas dispersas e ajuda as empresas a trabalhar em tempo real no desenvolvimento de produtos, experiência do utilizador e design, estratégia, projetos e mapeamento.

Notion
Pretende ser um local de trabalho “tudo-em-um”, onde as equipas podem escrever notas, rastrear projetos, construir folhas de cálculo e bases de dados, e organizar-se. É uma das ferramentas de maior crescimento para gerir notas, tarefas e memorandos internos dentro das equipas. Funciona quer como uma app pessoal para tirar notas, quer como um repositório central de informação para as equipas. Em menos de três anos já atingiu um milhão de utilizadores.

Outreach
O software da Outreach para representantes de vendas usa inteligência artificial para fornecer analytics e automatizar as tarefas repetitivas que fazem parte de um negócio. 2020 poderá ser o seu ano de boom porque a maioria das empresas de média e grande dimensão estão a desenvolver esforços para conseguir fazer novas vendas. À medida que as empresas se preparam para um novo normal onde as viagens são restringidas e os representantes de vendas não conseguem entrar em aviões, a Outreach permite que os vendedores continuem as suas atividades e entreguem valor aos clientes em todo o mundo.

Overview
O primeiro produto da Overview é uma câmara inteligente que aprende de que forma as máquinas de fabrico de fios e cabos devem funcionar, para que possa identificar quaisquer bugs ou erros de produção em tempo real. A componente computacional permite que as fábricas operem equipamentos de forma remota e autónoma, já que as câmaras inteligentes fazem a monitorização remota e têm a capacidade de executar algumas tarefas da fábrica remotamente.

Parabol
Depois de uma reunião virtual, os participantes podem dar o seu feedback anónimo sobre a eficácia da mesma, bem como discutir os próximos passos. A Parabol tem crescido organicamente numa série de pequenas e grandes empresas, à medida que as equipas estão mais distribuídas e têm de se adaptar a novos locais e meios de trabalho.

Skilljar
O software da Skilljar ajuda as empresas a mostrar aos novos clientes como podem usar os seus produtos, e pode ajudá-los a impulsionar a adoção de produtos e a conseguir uma retenção de clientes mais elevada. Permite que as empresas façam formação ao cliente em escala e proporcionam um enorme retorno no investimento.

Superhuman
A Superhuman promete a “experiência de email mais rápida alguma vez feita”, e equipa os utilizadores com atalhos de teclado, funcionalidades adicionais e lembretes para ajudá-los a chegar à caixa de entrada em menos tempo. O facto das capacidades do email serem vastas, de as pessoas passarem diariamente horas no email, tem atraído investidores para este projeto,

Tandem
O seu software permite que as equipas remotas vejam em que aplicações os seus colegas estão a trabalhar e rapidamente acedam a uma chamada de vídeo, com partilha de ecrãs, para colaborar. Posiciona-se como uma ferramenta para o futuro do trabalho, porque acaba por ser um escritório virtual para equipas remotas que permite a participação de todos os trabalhadores remotos.

Textio
A Textio edita as publicações de emprego de uma empresa para ajudá-la a atrair candidatos mais diversos. As palavras têm poder, e as empresas de hoje sabem que têm de otimizar sua linguagem para chegar ao público que querem e atrair mais clientes.

Wheel
A Wheel preenche a necessidade de empresas de telemedicina que precisam de escalar a sua força de trabalho clínica, ao mesmo tempo que proporcionam oportunidades aos clínicos que querem continuar a trabalhar, mas anseiam pela liberdade e pelo equilíbrio do trabalho remoto. 2020 é o ano da Wheel porque a atual crise de saúde pública não só mostra o poder e a importância dos cuidados virtuais e da triagem, mas também acelera rapidamente a sua adoção por pacientes e prestadores de cuidados de saúde.

Zapier
A Zapier ajuda a mover dados de uma aplicação para outra, mesmo que não tenham uma integração oficial. Liga todos os sistemas de negócio, permitindo que as equipas construam fluxos de trabalho personalizados sem codificação nenhuma. Ao ligar todos os seus sistemas, a Zapier permite que a sua equipa se concentre no trabalho mais importante e não em processos manuais.

1Password
Um gestor de passwords que pode armazenar e lembrar palavras-passe para que os utilizadores possam armazenar todas as suas senhas de forma segura e evitar falhas. À medida que se verifica uma mudança da força de trabalho mundial para equipas remotas, a 1Password assegura dar às empresas a tranquilidade de saberem que os seus dados são seguros, independentemente do local onde os seus funcionários estão localizados.

Comentários

Artigos Relacionados