Start-ups de entrega de refeições conquistam mercado na Europa

O setor de delivery food está em rota de crescimento na Europa. Sucedem-se os casos de start-ups de sucesso, entre os quais a portuguesa Kitch.
Na Europa, os últimos dois meses foram um período fértil para o segmento das start-ups de entrega de refeições. A par das compras de supermercado online, os consumidores têm mostrado uma grande apetência para a encomenda de refeições preparadas, o que se repercutiu no aumento de pedidos e no consequente crescimento de start-ups de delivery food. O segmento está em crescimento acelerado e algumas start-ups, identificadas pela EU-Startups, estão a dar cartas em várias cidades europeias. Lisboa não escapa ao fenómeno e a Kitch é o exemplo citado na lista.
Kitch – A start-up portuguesa que ainda na semana passada anunciou ter conseguido uma ronda de financiamento de um milhão de euros, leva a casa dos clientes a comida dos seus restaurantes favoritos. A start-up foi fundada em 2019 por Rui Bento e Nuno Rodrigues, dois ex-executivos da Uber e está a “construir cozinhas” com a entrega de refeições de uma seleção dos restaurantes favoritos de Lisboa e dos chefs mais criativos.
i-lunch – A francesa i-lunch é uma cantina digital fundada por Victoria Benhaïm em 2017. A start-up tem uma plataforma de entrega de refeições, cozinhadas por chefs, equilibradas de acordo com os dados de saúde dos clientes de forma a criar a dieta ideal para a semana.
Desde o início do confinamento, a i-lunch tem apoiado os profissionais de saúde parisienses, distribuindo gratuitamente lanches e cestas de frutas.
Wetaca – A madrilena Wetaca é uma foodtech que oferece refeições saudáveis e variadas, preparadas por chefs, embaladas a vácuo de forma a garantir a sua frescura até oito dias. A start-up existe desde 2015 e apesar de lucrativa desde sempre, nos últimos meses registou um acréscimo significativo de clientes, com destaque para as cidades de Madrid e Barcelona. A Wetaca foi alvo de um investimento recente com o qual planeia ampliar o negócio a outras cidades espanholas.
Keatz – Funciona desde 2016 e reúne um conjunto de restaurantes virtuais que oferecem pratos contemporâneos para entrega. A Keatz cria receitas, processos e embalagens de forma a garantir que as refeições chegam a casa dos clientes com a mesma qualidade com que saem da cozinha. Neste momento, gere um conjunto de 10 restaurantes virtuais em Berlim, Munique, Madrid, Amesterdão e Barcelona. Emprega cerca de 200 pessoas e concentra-se exclusivamente em alimentos para delivery. Em 2019, a start-up fechou um financiamento de 12 milhões de euros da Série B.
HungryPanda – A HungryPanda é uma plataforma on-line de alimentos e bebidas, fundada em 2016 no Reino Unido, que fornece serviços de entrega de restaurantes e supermercados asiáticos. É vista como um dos principais players no campo da entrega de catering, especializado em comida chinesa. Atualmente já está presente em seis países e mais de 30 cidades, incluindo Reino Unido, França e Itália. Em fevereiro deste ano anunciou a captação de 18,3 milhões euros que serão direcionados para a contratação, desenvolvimento de produtos e expansão global, com especial enfoque nos Estados Unidos.
Bella & Bona – Com sede em Munique, Alemanha, é uma start-up de tecnologia alimentar que aposta num serviço de entrega de comida de qualidade premium. Oferecem um programa de entrega de refeições no local de trabalho com almoços mediterrâneos saudáveis, equilibrados e personalizados. Foi criada em 2018 e em janeiro deste ano levantou um financiamento de 2,7 milhões de euros.
AllPlants – Esta start-up britânica tem um serviço de entrega de refeições veganas preparadas à mão para todo o Reino Unido. Criam pratos nutricionalmente equilibrados, 100% feitos vegetais, que são entregues congelados aos clientes por uma questão de frescura, sabor e conveniência. Em fevereiro de 2020, a Allplants concluiu uma ronda de financiamento de 3,9 milhões de euros na Seedrs e agora quer usar esse recurso para desenvolver novas categorias de alimentos e servir mais de 60 mil refeições por semana a partir da sua sede em Londres.
FoodCheri – Esta foodtech surgiu em 2015 pela mão de ex-executivos de LaFourchette. Entrega refeições preparadas por chefs a profissionais muito ocupados através de pedidos via smartphone. A start-up francesa tem uma cozinha central com a sua própria equipa culinária e chefs que que asseguram toda a cadeia de produção das refeições. Em 2018, a Sodexo assumiu uma participação maioritária na start-up o que permitiu à FoodCheri expandir suas operações em todo o país.
Parsley Box – Depois de tentar encontrar refeições prontas, fáceis e nutritivas para a mãe que morava sozinha, Gordon MacAulay, conjuntamente com esposa Adrienne MacAulay, criou esta start-up sediada em Edimburgo, em 2017. Prepara e entrega refeições que podem ser armazenadas até seis meses devido a um inovador sistema de embalagem a vapor. Com mais de 30 mil entregas em todo o Reino Unido, a Parsley Box planeia usar os 3.3 milhões de euros de investimento captados no ano passado para acelerar o seu crescimento.
Taster – Fundada em 2017 por Anton Soulier, esta start-up agrega um conjunto de restaurantes de um novo tipo que atualmente opera em Londres, Paris e Madrid. A Taster possui três marcas de comida virtuais com refeições preparadas em cozinhas na cloud e entregues através de plataformas de terceiros. Concentra-se no fabrico de refeições que sejam uma experiência para o cliente. Em 2019, a empresa levantou uma ronda de financiamento de 7,3 milhões de euros e tem planos de lançar três novas marcas e abrir mais cozinhas.