Start-up portuguesa a caminho da final Global do Chivas Venture

A Academia de Código está na final global do Chivas Venture e cada vez mais perto de disputar um milhão de dólares.

O Chivas Venture é uma competição mundial que procura start-ups inovadoras que utilizam negócios para resolver desafios sociais ou ambientais globais. Numa primeira fase, decorreu a nível nacional com um júri em cada país a escolher o candidato que avança para a competição mundial. E este ano a selecionada foi a Academia de Código, uma start-up que ajuda a “reprogramar o futuro dos desempregados”.

Para além da empresa portuguesa foram selecionados para apresentarem os seus projetos mais 26 empreendedores sociais oriundos de vários países, desde a Colômbia, ao Chile, Estados Unidos, Israel, Hungria ou Nigéria, por exemplo. Vão concorrer a uma fatia do financiamento total de um milhão de dólares na final Global do Chivas Venture, marcada para 24 de maio, em Amesterdão. Até lá podem contar com colaboração dos internautas que, através da página do evento, podem votar, durante os próximos 13 dias, naquele que considerem ser o melhor projeto.

Os primeiros 200 mil dólares serão distribuídos entre os finalistas com base no número de votos recebidos através da votação online. Quem participar no desafio, com apenas um clique pode ajudar a start-up portuguesa a conseguir chegar mais longe na sua missão de ajudar a criar um mundo melhor. No evento final, um painel global do júri do Chivas Venture decidirá a quem será entregue a restante parte do financiamento de um milhão.

O Chivas Venture consiste numa iniciativa anual através da qual a empresa investe um milhão de dólares em start-ups que estão a criar mudanças positivas no mundo. O projeto foi lançado em 2014 e deste então já envolveu cerca de seis mil empreendedores.

Nas palavras de Alexandre Ricard, Chairman&CEO da Pernod Ricard, “o Chivas Venture não é um concurso. É um apelo à ação. Não importa quem somos, todos podemos fazer a nossa parte para construir um mundo melhor”.

Equipa Academia de Código

O que é Academia de Código?
É uma start-up que faz cursos de formação e que ensina código a desempregados, dotando-os das capacidades que necessitam para começarem uma carreira no sector da tecnologia. O projeto envolve a realização de bootcamps intensivos, de 14 semanas, através dos quais a start-up ensina desempregados a programar, propondo-se a transformar “mentes brilhantes em apaixonados programadores de software, apoiando-os até que encontrem o trabalho que amam”.

Perante a necessidade, cada vez maior, de conhecimentos tecnológicos em todo o mundo, a ideia da Academia surgiu como uma forma de diminuir o fosso entre essa necessidade e o elevado número de pessoas desempregadas. Também desenvolve estas ações de formação com crianças a quem ensina ciência da computação ajudando as futuras gerações futuras a adaptarem-se ao mundo digital. A Academia de Código já começou a desenvolver testes piloto na Polónia, Itália, Grécia e Macau preparando-se, assim, para a internacionalização.

Comentários

Artigos Relacionados

Rosário Pinto Correia, Catolica Lisbon School of Business and Economics
Alexandre Meireles, presidente da ANJE