Start-up do mês: TWEVO controla processos industriais com a ajuda da IA
Este mês desafiámos a Startup Leiria a eleger a start-up do mês. A escolha recaiu na TWEVO, empresa que fornece soluções de vídeo com IA, com a missão de ajudar a indústria a aumentar a sua produtividade e sustentabilidade.
A TWEVO disponibiliza soluções de vídeo com Inteligência Artificial, que visam ajudar a indústria a aumentar a sua produtividade e a promover a sua sustentabilidade, evitando o desperdício de matérias-primas e as perdas de energia causadas por quebras desnecessárias. Além disso, a start-up de Leiria pretende também melhorar as condições de trabalho industrial 5D (“Dull”, “Dirty”, “Dangerous”, “Difficult and Dear”).
Em 2023 obteve o Reconhecimento de Idoneidade na prática de atividades de I&D pela Agência Nacional de Inovação (ANI).
Nome da start-up: TWEVO.
Fundadores: A TWEVO foi fundada por Carlos Ribeiro e Mónica Figueiredo, professores há mais de 25 anos no Politécnico de Leiria, na área da Engenharia Eletrotécnica, e investigadores no Instituto de Telecomunicações. Mónica Figueiredo, CEO e CSO, tem um doutoramento em eletrónica rápida, e é autora de várias publicações científicas na área da Inteligência Artificial. Carlos Ribeiro, CTO, tem um doutoramento e pós-doutoramento em eletrónica e processamento digital de sinal, é autor de várias publicações científicas nestas áreas e tem uma vasta experiência na participação e liderança de projetos de R&D internacionais.
Atividade: A tecnologia da TWEVO tem suscitado interesse em várias indústrias, mostrando o seu potencial para impactar diferentes fases das cadeias de valor dos seus clientes. A TWEVO está já a comercializar as suas soluções em dois segmentos. Dentro da indústria das embalagens de vidro, a TWEVO oferece uma solução de supervisão em tempo real que permite identificar e seguir múltiplos objetos de interesse ao longo de linhas de produção extensas, detetar a degradação dos processos automáticos, falhas e anomalias, gerando alarmes que alertam os operadores/supervisores para essas ocorrências. Dados de operação são recolhidos e tratados de forma automática para oferecer informação visual e estatística que permite melhorar a eficiência do processo produtivo.
Dentro da indústria automóvel, a TWEVO está também já a comercializar uma solução de garantia de qualidade nos processos produtivos de peças metálicas (superfícies pintadas) e plásticas (superfícies transparentes e superfícies pintadas/refletivas), para deteção de defeitos estéticos; e uma solução na área da supervisão de processos de montagem que permite detetar a ocorrência de anomalias e garantir a conformidade das operações realizadas por operadores humanos.
Plano de negócios: A TWEVO oferece as suas soluções num modelo de Smart Supervision as a Service (SSaS), que inclui um custo inicial de instalação e uma subscrição mensal. Tirando partido da presença na região centro de duas das maiores indústrias de embalagens de vidro na Europa (Vidrala e BA Glass), a TWEVO tem estabelecido parcerias para desenvolver uma solução global de supervisão desde a formação da embalagem até à sua paletização. Na indústria automóvel opera também em diferentes use cases onde as suas soluções podem acrescentar valor aos processos (garantia de qualidade e supervisão de processos de montagem), pretendendo evoluir prioritariamente para Espanha, França e Alemanha.
O seu processo de internacionalização está neste momento a ser apoiado pelo Instituto Pedro Nunes, através do seu programa de internacionalização Pro-Global, e pelo AICEP, na identificação de parcerias com empresas referenciadas nesses países e segmentos de mercado.
Porque merece destaque: Com a entrada no mercado em 2024, a TWEVO já conquistou players relevantes nas suas áreas de atuação. Foi selecionada pela Stellantis para desenvolver e instalar o seu sistema de supervisão de processos de montagem na maior fábrica da Peugeot, em Sochaux, na França, como um primeiro passo para a adoção global desta tecnologia no grupo. Ganhou também já a confiança do grupo espanhol Vidrala, para oferecer soluções de supervisão do processo produtivo de embalagens de vidro. Em Portugal, está a trabalhar com o grupo Vangest, na identificação em tempo real de vários tipos de defeitos estéticos em peças plásticas.
Outra informação relevante: Em agosto de 2023, a TWEVO foi investida pela Portugal Ventures e está neste momento em negociações com vários investidores que acreditam no potencial da tecnologia na indústria, e cujo investimento é crucial para suportar a internacionalização das suas soluções.








