Start-up do mês: BirthTech ajuda recém-nascidos a sobreviverem nos primeiros dias de vida

Este mês lançámos o desafio à Centro Investe de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a BirthTech que disponibiliza soluções para ajudar os recém-nascidos a sobreviverem nos seus primeiros dias de vida.

Instalada no Complexo empresarial SONUMA, em Figueiró dos Vinhos, esta start-up atua na área da saúde, concretamente com o desenvolvimento de dispositivos

Nome da Start-up: BirthTech – Dispositivos para a Saúde, Lda

Fundadores: BirthTech Dispositivos para Saúde Ltda (Brasil), Red Atlantic, Lda

Atividade: A BirthTech – Dispositivos para a Saúde, Lda está atualmente instalada no Complexo empresarial SONUMA, em Figueiró dos Vinhos. A génese do projeto ocorreu na incubadora CENTRO INVESTE, pela vontade empreendedora de Rodney Guimarães, que ao longo de 2 anos desenvolveu o projeto de criação da empresa associada à biotecnologia criando o produto Preemie-test.

Esta empresa dedica-se a oferecer dispositivos essenciais para dar suporte a cenários de nascimento em todo o mundo, fornecendo tecnologia de saúde segura, eficaz e de baixo custo para melhorar o acesso a cuidados maternos e neonatais essenciais no nascimento.

Volume de negócios:  150 mil euros – 400 mil euros (volume de faturação 2023)

Plano de negócios: Com a empresa numa fase inicial de comercialização, prevê-se que nos próximos anos o crescimento seja exponencial, perspetivando um volume de vendas na ordem dos 4.000.000€ para 2027.

Porque merece destaque: A BirthTech nasceu do projeto Newborn Skinage, na Faculdade de Medicina da UFMG, fruto de um desafio lançado pela Bill & Melinda Gates Foundation, com o objetivo de desenvolver uma forma não invasiva de determinação da idade gestacional do recém-nascido. Com o desenvolvimento do projeto, outras funcionalidades foram sendo acrescentadas, tais como a determinação da necessidade de suporte ventilatório, de cuidados intensivos e o diagnóstico de Síndrome do Desconforto Respiratório.

Segundo a OMS, a cada ano, no mundo, cerca de 15 milhões de bebés nascem cedo demais e 1 milhão morrem devido a complicações da prematuridade. E este número está a crescer. A maioria dessas vidas poderia ser salva com a identificação imediata da prematuridade neonatal, mas os métodos atuais continuam a ser um desafio não resolvido devido a desvantagens como a baixa acessibilidade e os altos custos do ultrassom obstétrico.

O Preemie-Test revela a idade gestacional, em segundos, com um nível de precisão de 96,9%, e através da mesma medida consegue dar também a informação acerca da maturidade pulmonar do recém-nascido, isto é, revela a probabilidade de necessidade de suporte ventilatório, de possuir síndrome de desconforto respiratório e ainda a necessidade de cuidados intensivos neonatais.

Esta start-up dedica-se a oferecer dispositivos essenciais para dar suporte a cenários de nascimento em todo o mundo, fornecendo tecnologia de saúde segura, eficaz e de baixo custo para melhorar o acesso a cuidados maternos e neonatais essenciais no nascimento.

Outra informação relevante: Outro dispositivo em fase final de desenvolvimento é o Newborn Temp, que monitoriza remotamente a temperatura corporal. É anexado à pele e a transmissão dos dados ocorre via bluetooth para um dispositivo móvel ou para uma antena fixa, sendo os valores armazenados e processados em tempo real. Assim, caso ocorra uma variação de temperatura no paciente, o médico recebe o alerta logo que essa alteração ocorre, podendo agir em conformidade e com maior rapidez.

Comentários

Artigos Relacionados