Spin‑off da FEUP desenvolve gerador portátil de energia eólica para locais isolados
A solução sustentável da Upwind Energy substitui geradores a diesel em comunidades remotas, zonas afetadas por desastres naturais e atividades económicas isoladas que dependem atualmente de geradores a diesel.
A Upwind Energy nasceu de uma investigação de longa duração conduzida no Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), na área dos sistemas aéreos de energia eólica (AWES). A tecnologia, que utiliza veículos aéreos ligados a um gerador no solo por um cabo para captar vento a grandes altitudes, promete revolucionar a produção de energia em regiões onde o acesso à eletricidade é limitado ou inexistente.
Os AWES substituem a torre e fundação dos aerogeradores tradicionais por um sistema aéreo leve, capaz de alcançar ventos mais fortes e consistentes a grandes altitudes, aproveitando a energia do vento onde as turbinas convencionais não operam. Esta abordagem reduz drasticamente o uso de materiais, simplifica a instalação e permite gerar eletricidade em locais onde turbinas convencionais seriam impraticáveis, explica a FEUP em comunicado.
A Upwind Energy está a desenvolver um gerador portátil, pensado para comunidades remotas, zonas afetadas por desastres naturais e atividades económicas isoladas que dependem atualmente de geradores a diesel e que se “caracterizam por ser caros, poluentes e logisticamente complexos”.
“Queremos oferecer uma solução sustentável, económica e fácil de transportar, capaz de substituir os geradores a diesel que ainda alimentam grande parte das operações fora da rede”, explica Luís Tiago Paiva, CEO da Upwind Energy desde 2025 e investigador do SYSTEC da FEUP.
Um dos principais avanços da spin‑off é o método de descolagem e aterragem automáticas para sistemas AWES de asa fixa. Esta funcionalidade, já patenteada, foi desenvolvida ao longo de vários anos de investigação e permite uma operação totalmente autónoma sem comprometer a eficiência, um dos maiores desafios da área e fator distintivo em relação a outras start-ups no setor, explica a instituição de ensino.
A tecnologia AWES é vista como uma das próximas grandes revoluções da energia renovável, permitindo explorar um recurso eólico ainda não explorado pelas soluções tradicionais. Para a Upwind Energy, o objetivo é claro: tornar esta tecnologia comercialmente viável e acelerar a transição energética global.








