Cofundador da Netflix revela característica que o empreendedor deve ter
Para Marc Randolph, saber contar histórias é uma das características que qualquer empreendedor deve ter nos dias de hoje. Saiba porquê.
Desde os obstáculos que Bill Gates e Paul Allen enfrentaram numa garagem até aos dramas e intrigas que caracterizam a trajetória de Mark Zuckerberg, em Silicon Valley o que não faltam é histórias. E a Netflix tem algumas para contar.
A versão popularmente conhecida é de que a Netflix surgiu quando o fundador da empresa, Reed Hastings, encontrou uma fita do filme “Apolo 13” esquecida no meio das suas coisas. Ao chegar à Blockbuster, onde tinha alugado o filme, Hastings foi confrontado com a necessidade de pagar uma multa por causa do atraso. Teria sido aí que Hastings imaginou um outro tipo de serviço, onde as multas não existissem.
Mas, segundo Marc Randolph, cofundador da empresa, não foi exatamente assim que as coisas aconteceram. No seu livro That Will Never Work, o executivo classifica essa narrativa como “bonita e emocionalmente apelativa”, mas não é um relato preciso de como as coisas realmente aconteceram.
Randolph vai mais além e refere que na história esconde-se uma capacidade valiosa que qualquer empreendedor deveria possuir: a de contar histórias. Randolph confidencia no seu livro que a versão, mencionada acima é “apenas uma história”. A forma como a Netflix realmente foi criada foi muito além de uma simples epifania de Hastings.
Seja em campanhas de marketing, contatos com a imprensa ou na relação com os investidores, Randolph conta que o mais importante é que a história possua uma narrativa simples e memorável. Esses fatores tornariam possível que as pessoas criassem uma ligação emocional mais forte com os valores da empresa.
Pode ocorrer que, durante o processo de elaboração, alguns aspetos da história original sejam perdidos. No caso da Netflix, a história omite meses de pesquisa, reuniões e todos os obstáculos pelos quais os seus fundadores passaram na hora de estruturar a empresa.
Cabe ao empreendedor filtrar os detalhes que são importantes para cativar o seu público. Mais do que criar histórias, também é preciso saber contá-las. Saber escrever, falar e partilhar essas narrativas é uma característica básica paara tod os empreendedores que queiram ter sucesso, aconselha Randolph.