SPEAK e Code for All entre os 100 campeões digitais do Financial Times

Os dois projetos portugueses estão entre os 100 campeões digitais europeus distinguidos pelo Financial Times.
O Financial Times divulgou recentemente os 100 campeões digitais europeus. Esta lista inclui líderes e influenciadores que ajudem a promover a transformação digital na Europa, empresas que tenham feito a migração dos seus processos para o mundo digital, novas tecnologias e modelos de negócio, entidades que promovam o treino na área tecnológica e projetos que utilizem a tecnologia para resolver desafios sociais.
Os projetos portugueses foram distinguidos nestas duas últimas categorias.
A Code For All, também conhecida como Academia de Código, foi distinguida na categoria de treino na área tecnológica. Esta organização promete mudar a vida de desempregados, profissionais que pretendam mudar de setor de atividade e crianças que queiram aprender uma competência tão importante para o futuro: a capacidade de programar. Esta escola tem um impacto especial na vida dos desempregados, visto que os apoia a encontrar um novo rumo e uma vida financeira estável. Em troca, a Academia só precisa da dedicação dos seus participantes durante três meses e meio.
Esta não é a primeira vez que a Code for All está em destaque. Uma das últimas foi na final global do Chivas Venture.
Já a SPEAK foi distinguida na área tecnológica para resolver desafios sociais. Esta plataforma pretende introduzir mais facilmente migrantes nas sociedades. Isto é feito através do intercâmbio de línguas. Numa entrevista ao Link to Leaders, Hugo Menino Aguiar, cofundador e CEO do projeto, referiu que tinham “refugiados a aprender português e a dar cursos de árabe”. Na altura, os resultados da plataforma indicavam um aumento de 15% no sentimento de pertença à comunidade local, um decréscimo de 30% na sensação da língua como uma barreira e um aumento de 40% na sensação de que a comunidade valoriza a sua cultura.
Pode ler mais sobre as empresas e indivíduos que estão a tornar a Europa mais digital no relatório completo do Financial Times.