Sol da meia-noite: nestes seis locais o dia nunca acaba e a noite não existe

Graças à inclinação da Terra, as noites de verão na Escandinávia são iluminadas pela luz dourada do sol da meia-noite. Dependendo do lugar, o sol não se põe durante semanas ou até meses. Conheça os seis melhores destinos para apreciar este fenómeno.
O sol da meia noite é um fenómeno natural que ocorre nos meses de verão em regiões próximas do círculo polar ártico e do círculo polar antártico quando o sol continua visível à meia-noite. Mais perto do solstício de verão, o sol brilha ininterruptamente durante 24 horas. Quanto mais perto o local estiver dos polos, maior é a quantidade de dias com luz contínua.
Por isso, para quem viaja até à Escandinávia, a atração não é o sol em si, mas a sua luz dourada que se reflete nas paisagens da Noruega Ártica e da Suécia Ártica.
Embora qualquer lugar desta região ofereça a oportunidade de ver o sol da meia-noite, alguns destinos são mais adequados do que outros. Confira a lista dos seis destinos selecionados pelas Forbes para apreciar o melhor sol da meia-noite.
Tromso, Noruega
A maior cidade do norte da Noruega conta com o sol da meia-noite de 19 de maio a 26 de julho, embora nem sempre seja possível ver do centro da cidade devido aos prédios altos e às montanhas ao seu redor.
Ainda assim, há muitos lugares onde pode ir. Durante o verão, o teleférico de Tromso fica aberto até depois da meia-noite, permitindo que os visitantes apreciem a vista deslumbrante da cidade banhada pelo sol da meia-noite.
Kiruna, Suécia
Aproveite as caminhadas guiadas para ver os prados que rodeiam Kiruna, para fazer um passeio de barco ao longo do rio ou para dar um mergulho num dos lagos naturais. Com uma população de cerca de 17 mil habitantes, Kiruna oferece instalações para os viajantes, incluindo o novo hotel Scandic, um dos edifícios históricos da nova Kiruna, sugere a Forbes.
As empresas de turismo locais oferecem pacotes de caminhadas de fim de semana, incluindo estadia, caminhadas guiadas nas montanhas e passeios a cavalo para desfrutar do sol da meia-noite.
Parque Nacional Abisko, Suécia
A noroeste de Kiruna e perto da fronteira com a Noruega, o Parque Nacional Abisko oferece aos visitantes a oportunidade de “mergulhar” ainda mais na natureza. Pode acampar e vislumbrar os prados alpinos, bem como o maior lago da Escandinávia.
Embora mais conhecido pelo seu potencial de luzes do Norte, o teleférico na Aurora Sky Station também funciona durante o verão e permite apreciar a paisagem banhada pela luz dourada do sol da meia-noite. Dependendo do clima, o teleférico leva os visitantes a uma altitude de quase mil metros acima do nível do mar. A estação é acessível por comboio de Narvik (Noruega) e Kiruna, mas as partidas são pouco frequentes, por isso é aconselhável alugar um carro.
Svalbard
Para ter a verdadeira luz do dia 24 horas por semana, deve ir para o norte até o arquipélago ártico de Svalbard. Os aproximadamente 2 mil residentes da cidade de Longyearbyen convivem com a luz solar permanente de 19 de abril a 23 de agosto. Em junho ou julho, é difícil explicar a diferença entre meio-dia e meia-noite.
Caminhadas na montanha, passeio de caiaque ou até mesmo de barco são algumas das opções.
Lofoten, Noruega
As montanhas de Lofoten oferecem um cenário singular para desfrutar de atividades noturnas nas longas noites de verão. Caminhar, andar de caiaque ou simplesmente desfrutar de um piquenique numa praia isolada ou numa pitoresca vila de pescadores são apenas algumas das atividades para fazer durante o período de sol da meia-noite em Lofoten.
Os melhores locais para aproveitar uma noite sob o sol da meia-noite incluem as praias de Unstad, Uttakleiv e a ilha de Gimsøy.
Cabo Norte, Noruega
Ponto mais ao norte que é facilmente acessível na Escandinávia continental, o Cabo Norte ou Nordkapp é um destino popular para viajantes de estrada e especialmente para viajantes de cruzeiros durante o verão.
A icónica escultura do globo e a vista ininterrupta ao norte atraem fotógrafos, bem como turistas de navios de cruzeiros que atracam na vizinha Honningsvåg e chegam de autocarro para uma curta passagem.