Soja de Portugal vai apoiar três projetos da Universidade do Porto

O objetivo é estimular o envolvimento dos estudantes em atividades de investigação científica e em ambiente de contexto empresarial.
A Soja de Portugal vai apoiar três projetos de investigação multidisciplinares de jovens investigadores da Universidade do Porto. Esta é uma oportunidade enriquecedora quer para a indústria agroalimentar, que poderá vir a encontrar novas soluções para o setor, quer para os jovens que vão poder desenvolver investigações em ambiente real e adaptar-se ao contexto de trabalho no meio empresarial.
António Isidoro, CEO da Soja de Portugal, afirma em comunicado enviado às redações que estas “são parcerias fundamentais tanto para a Universidade do Porto como para a Soja de Portugal: o estudante tem a oportunidade de participar numa investigação em contexto real e nós temos a oportunidade de trabalhar com as diferentes equipas de investigação da Universidade, de forma a compreender se temos objetivos comuns para trabalhos futuros”, acrescentando ainda “que os resultados são geralmente muito interessantes e preenchem lacunas no nosso conhecimento”.
Na edição de 2017/2018, os projetos selecionados variam entre a investigação da prevalência de duas bactérias prejudiciais para a saúde e que se encontram em frangos; a avaliação de produção ou de práticas de controlo de processamento na qualidade microbiológica da carne das aves domésticas, com foco na salmonela; e a utilização de moscas soldado negras como substituto alimentar da corvina-legítima.
Também em comunicado, a diretora de investigação e desenvolvimento (I&D) da Soja de Portugal, Elisabete Matos, salienta o quão enriquecedora tem sido esta experiência de integrar jovens investigadores no mercado de trabalho.
Esta iniciativa vem no seguimento de uma parceria, que acontece desde 2012, entre esta empresa da área da indústria agroalimentar e a universidade nortenha.