Sequoia Capital oferece formação aos seus fundadores

Considerada uma das maiores empresas mundiais de capital de risco, a Sequoia Capital continua a inovar. Oferece cursos aos fundadores, este ano na versão online

Apesar da dimensão que adquiriu mundialmente, a Sequoia Capital continua a procurar formas de se manter relevante e de garantir que os fundadores em que investe são os mais promissores. Para se distinguir do cada vez maior número de concorrentes, a venture capital também começou a ajustar o currículo para os fundadores das start-ups pré-seed e seed que financiou, assim como os fundadores em estágios de séries A e B.

De acordo com declarações aoTechcrunch de Roelof Botha, responsável da empresa nos Estados Unidos, e Jess Lee, sócio da Sequoia, a ideia é dotar os indivíduos que capital de risco de “conhecimento de comunidade” para que possam não só competir com os seus rivais, mas também superá-los.

O processo de formação, que iniciou em 2018, é simples. Os programas pre-seed e seed são mais curtos, mas mais intensos, que o programa de estágio posterior. São três semanas, entre três a seis horas de programação por dia, no primeiro caso. Para os fundadores com empresas mais maduras, a formação decorre durante 10 semanas, com programação mais ocasional.

Inevitavelmente, o conteúdo também muda. Ou seja, os módulos de estágio inicial visam criar uma base, e as sessões mais avançadas concentram-se mais em métricas, construção de uma organização de vendas e outros aspetos da construção de uma empresa mais madura. Em qualquer dos casos, os programas são totalmente opt-in e até agora já participaram 80 fundadores.

Muitos dos sócios da empresa estão envolvidos no programa como por exemplo Alfred Lin que dá um módulo sobre cultura. Também Bryan Schreier, diretor sénior da Google, conversa com os fundadores sobre a criação de categorias e sobre como vender  produtos, e Carl Eschenbach, ex-presidente e COO da VMware, treina separadamente os fundadores nas suas estratégias de go-to-market. Os fundadores ficam assim expostos a muitos dos sócios da empresa. Os programas contribuem ainda para promover a comunidade Sequoia.

Comentários

Artigos Relacionados