Schneider Electric anuncia fundo de 500 milhões de euros para acelerar start-ups de tecnologia industrial e climática
O novo fundo de venture capital da Schneider Electric terá início em janeiro e destina-se a acelerar empresas das áreas de tecnologia climática, Inteligência Artificial industrial, serviços imobiliários, mobilidade e segurança cibernética.
A SE Ventures anunciou um Fundo II de 500 milhões de euros, com foco na tecnologia climática e industrial, que começará a ser mobilizado em janeiro. Com apoio da Schneider Electric, este anúncio dá seguimento ao Fundo I lançado em 2018, levando a SE Ventures a crescer para os mil milhões de euros de capital comprometido.
“Vivemos num mundo que enfrenta crises em três níveis fundamentais: energia, economia e clima,” comentou Nadège Petit, Chief Innovation Officer da Schneider Electric. “Nunca houve maior necessidade de transformação, ou maior oportunidade para ter um impacto positivo – que criamos ao inovar em três vertentes fundamentais: eletrificação, digitalização e descarbonização. Com o lançamento do Fundo II, que dá continuidade à nossa estratégia de alocação de capital para o ecossistema de start-ups, reforçamos o nosso compromisso com um futuro onde as empresas com soluções ousadas e as empresas com ambições ousadas têm acesso aos recursos, ferramentas e parceiros de que precisam para enfrentar este momento e criar um futuro ainda melhor”, acrescentou o responsável.
Durante o Fundo I, a SE Ventures investiu em mais de 40 start-ups e sete fundos de risco, e estabeleceu parcerias com mais de 200 outras start-ups.
A SE Ventures atua como um acelerador comercial estratégico para empresas como Augury, Claroty, Aquant, AutoGrid, Enable, Kojo, Poka, Proterra, Scandit, Volta, entre outras start-ups que se dedicam à tecnologia de sustentabilidade e industrial.
“Juntas, a SE Ventures e a Schneider Electric estão a construir um futuro melhor, investindo em grandes ideias disruptivas que aceleram a agenda mundial de sustentabilidade e, em paralelo, impulsionam melhores resultados de negócios”, explicou Amit Chaturvedy, Global Head & Managing Partner da SE Ventures.
A SE Ventures está atualmente a expandir a sua equipa global e, para além da sua plataforma de capital de risco, também conta com uma incubadora que financia ideias e equipas inovadoras.