6 empreendedores que conquistaram o sucesso após os 50 anos

Inspire-se em histórias que mostram que nunca é tarde para realizar os seus sonhos e que afastam o argumento de que “está muito velho” para avançar com um negócio.

Nas últimas décadas, milhares de profissionais acima dos 50 anos foram empurrados para situações de pré-reforma pelas empresas nacionais. Um reflexo de modelos de gestão que valorizam mais o ‘sangue novo’ e os custos inferiores dos profissionais juniores do que o conhecimento e a experiência acumulada pelos seniores. Muitos destes profissionais, apesar de altamente qualificados, não regressaram ao mercado, ou por opção ou porque durante muito tempo poucas empresas estavam disponíveis para contratar acima dos 50. Um cenário que está a mudar.

Para eliminar as barreiras que o mercado ainda coloca a estes perfis e dar aos profissionais opções de carreira compatíveis com a gestão da sua vida pessoal, um grupo de 14 líderes de topo de empresas nacionais criou recentemente a Experienced Management, uma plataforma de recrutamento direcionada para profissionais acima dos 50 anos, altamente qualificados, com experiência comprovada em cargos de direção ou administração de empresas.

Tal como esta iniciativa, que procura potenciar a sabedoria de gestores com comprovado percurso profissional,  a história encarregou-se também de mostrar que há pessoas que criaram negócios gigantescos após cinco décadas de vida.

O site Pequenas Empresas & Grandes Negócios reuniu alguns nomes que conquistaram o sucesso após os 50 anos.

1. Henri Nestlé – NestléHenri Nestlé
Inventou a farinha láctea aos 52 anos.
Ao constatar a existência de problemas de desnutrição infantil enfrentados por algumas famílias suíças, o farmacêutico criou uma mistura em pó que complementava a alimentação das crianças.
A invenção deu origem à Farinha Láctea Nestlé.

Lançado em 1867, o composto foi o primeiro produto da multinacional, que hoje reúne mais de 30 mil funcionários em 150 países.

História
A página da Nestlé apresenta um cronograma com os principais marcos da criação da empresa. Entre os conteúdos disponíveis, está uma foto da primeira versão da farinha láctea e os bastidores do desenvolvimento da linha inicial de achocolatados. Veja no site da empresa.

2. Joseph A. Campbell –Sopas Campbell’s 

Joseph A. CampbellAbriu a primeira fábrica aos 52 anos.
O americano inaugurou a linha de produção da empresa em 1869, em Nova Jersey. A primeira sopa enlatada, no entanto, foi lançada apenas em 1895, no sabor tomate.

Presente em mais de 120 países, a companhia de alimentos processados regista um volume de mais de 8 mil milhões de dólares (7 mil milhões de euros) em vendas por ano.

No museu
Exibido pela primeira vez em 1965, o quadro Campbell’s Soup Cans, de Andy Warhol, tornou a lata vermelha e branca conhecida no mundo inteiro – imortalizando o nome do criador na cultura pop. Os detalhes da pintura podem ser visualizados no site do MoMa, museu nova-iorquino que abriga a obra.

3. John Pemberton – Coca-Cola John Pemberton
Inventou o refrigerante aos 55 anos.
Enquanto testava medicamentos para as dores de estômago, o farmacêutico descobriu a fórmula do refrigerante mais vendido no mundo. A marca e a patente foram registadas em 1886. A expansão internacional da empresa foi feita por Asa Griggs Candler, empresário americano que comprou o negócio após a morte de Pemberton.

No YouTube
Produzido para o canal Coke Conversations, o  reproduz os momentos que levaram à invenção do refrigerante. Durante 1m30s, visualizamos o laboratório de Pemberton e a loja onde as primeiras garrafas começaram a ser produzidas.

4. Charles Flint – IBM 

Criou o grupo de tecnologia aos 61 anos.Charles Flint
Depois de participar na formação de diversos conglomerados americanos, o empresário formou a holding Computing -Tabulating – Recording Company em 1911 – grupo que daria origem à IBM nos anos seguintes. Flint permaneceu no conselho de administração da empresa até 1930, quando se aposentou, aos 80 anos.

 

No PDF
Produzido pela IBM, o Think reúne os marcos mais importantes da empresa entre a sua fundação e a chegada ao século 21. O documento reúne fotos e registos da evolução da empresa durante o tempo em que Flint esteve à frente da operação.

5. Harland Sanders – KFC Harland Sanders
Vendeu a primeira franquia aos 62 anos.
Nascido numa comunidade rural no sul dos Estados Unidos, o criador da rede KFC – e da sua famosa receita de frango frito – fechou o seu primeiro contrato de franquia em 1952. Tendo o seu rosto estampado em toda a comunicação da marca, o Coronel Sanders deixou como legado uma operação que reúne 20 mil lojas distribuídas pelo mundo.

No site
O site da KFC reúne vídeos, documentos, imagens e textos sobre a trajetória da marca e a rotina do Coronel Sanders. E inclui também registos sobre suas viagens, fotografias das primeiras lojas e depoimentos do Coronel em pessoa.

6. Ray Kroc – McDonald’s 

Ray KrocIniciou a rede de fast-food aos 52 anos.
Em 1955, depois de trabalhar como motorista e pianista, o representante de vendas conheceu o McDonald’s, na época uma pequena “loja” californiana. Impressionado com a eficiência da operação, decidiu levar a bandeira de fast-food a outras cidades.

Sob o seu comando, a empresa levou apenas três anos para atingir a marca de 100 milhões de hambúrgueres vendidos.

No cinema
O filme “Fome de Poder” apresenta os bastidores da criação e expansão do McDonald’s. O filme tem como fio condutor o ímpeto empreendedor de Ray Kroc, apresentando as estratégia para a criação de uma das mais conhecidas redes de fast-food do mundo.

Comentários

Artigos Relacionados