Sam Altman da OpenAI é eleito CEO do ano pela revista Time

O CEO da OpenAI foi escolhido pela revista norte-americana pouco depois de viver uma das maiores reviravoltas de Silicon Valley: foi despedido e regressou à empresa passados cinco dias.
Sam Altman foi eleito o CEO do ano de 2023 pela Revista Time. O líder da empresa dona do ChatGPT, que popularizou a inteligência artificial (IA) generativa, foi escolhido pouco depois da reviravolta que protagonizou numa das start-ups mais valiosas do mundo (avaliada em cerca de 80 mil milhões de dólares, o que corresponde a cerca de 74 mil milhões de euros), em Silicon Valley. No mês passado, foi demitido e regressou à empresa passados cinco dias.
A empresa lançou o ChatGPT (chatbot de inteligência artificial) no ano passado e o produto foi o primeiro a atingir os 100 milhões de utilizadores dois meses após o lançamento.
A Time reconheceu o papel decisivo de Altman no avanço recente da IA e destacou a sua resiliência e capacidade de superar desafios entre os seus domínios, o que ficou demonstrado com a vitória que teve sobre o antigo conselho de administração da OpenAI.
A publicação também apontou a influência de Altman em Silicon Valley e referiu-se a ele como parte da “realeza” do condado californiano das gigantes de tecnologia, enfatizando a sua atual posição de “superestrela” entre os fundadores de companhias do ramo, com uma história de impacto na indústria digital.
A contribuição significativa de Altman no desenvolvimento da IA, apontou a revista, cria as bases para que Altman se torne mais num dos executivos chave da indústria de tecnologia dos EUA e do mundo.
A Time também elegeu a cantora Taylor Swift como personalidade do ano e o jogador de futebol argentino Lionel Messi como atleta do ano. Como revelação de 2023, a Time escolheu Alex Newell, artista de musicais que se tornou na primeira pessoa não binária a ganhar o prémio.