Opinião

Saiba como desenvolver o rosto e a voz da sua start-up e descubra a arte dos artigos de opinião

Clara Armand-Delille, CEO e fundadora da ThirdEyeMedia

Para gerar visibilidade à sua start-up, a sua expertise e opiniões informadas são autênticos ativos. Expressar a sua opinião ao público pode ajudá-lo a construir a credibilidade da sua empresa.

Gerar cobertura mediática para a sua start-up nem sempre é tarefa fácil: os jornalistas procuram notícias relevantes e dificilmente vai conseguir arranjar uma novidade com valor noticioso todos os meses. No entanto, existem outras formas de aparecer nos media regularmente, tais como escrever artigos de opinião. Esta é uma ótima estratégia para divulgar o seu nome e chamar a atenção para o seu negócio.

A sua opinião, experiência e conhecimento especializado sobre a sua área de atividade são inestimáveis ​​e podem interessar aos stakeholders do seu setor. Para se destacar, procure um ângulo original ou uma questão pouco abordada. Claro que este é um exercício algo complexo e que requer fortes habilidades de escrita, mas vale a pena experimentar, uma vez que permite que consiga transmitir a sua visão única, garantir cobertura mediática, ganhar credibilidade no mercado e ainda chegar ao target certo que neste caso são os leitores da publicação que publica o conteúdo.

Aqui estão algumas ideias de storytelling para artigos de opinião:

  • Artigos de previsão, que apresentam uma visão de futuro;
  • Artigos sobre hot topics que comentam temas da atualidade;
  • Artigos reativos, que reagem a opiniões públicas ou outros artigos de opinião.

Artigos de previsão
Enquanto especialista no seu setor de atividade, está qualificado para prever – ou tentar prever – desenvolvimentos futuros de mercado. Comente sobre uma nova tendência e o que ela vai implicar. Em suma, deve deduzir a sequência de eventos no prazo mais ou menos longo, com base nas suas observações e no seu conhecimento da área.

Não tenha receio em dar uma opinião, mesmo que ela se revele falsa posteriormente. É sempre melhor expressar uma opinião ousada e inovadora, que gera interesse e curiosidade, do que publicar um artigo que não faz mais do que retomar ou resumir estudos ou opiniões já existentes. Um artigo de opinião deve posicioná-lo como expert e isso exige que tenha a capacidade de elaborar e fundamentar uma opinião que ainda não foi expressada.

Artigos sobre hot topics
Acompanhe atentamente as notícias sobre a sua indústria para extrapolar a partir de uma notícia ou de um ciclo de media. Graças à sua experiência, poderá fornecer uma opinião informada e uma visão diferente da de um jornalista sobre a mesma informação.

Esta é uma forma de mostrar que entende os desafios do seu setor e de posicionar a sua empresa como uma voz especialista. Sem “vender” os seus serviços, consegue mostrar a sua expertise e know-how, portanto, indiretamente, transmite o valor do seu produto ou serviço para o público.

É de realçar que para este tipo de conteúdos será necessário que reaja muito rapidamente e consiga redigir o seu texto em algumas horas. Depois de um certo período – cada vez mais curto, diga-se de passagem – o artigo fica muito “frio” e pode perder relevância.

Artigos reativos
Tal como acontece com os artigos de opinião sobre hot topics, deve ser extremamente rápido a criar e submeter artigos de opinião em reação a outras opiniões divulgadas – alguns dias no máximo, caso contrário, já passou à história. Se você não concorda com um artigo de opinião, se acha que existem nuances que não foram abordadas ou se tem outras informações a transmitir, pode (e deve) entrar no debate.

Terá de apresentar argumentos sólidos para contrariar a linha de pensamento em questão, portanto, certifique-se que vai acrescentar valor ao debate e ter referências e exemplos concretos e credíveis. De preferência, opte por um tom neutro e factual – caso contrário, este exercício pode tornar-se hostil.

De um modo geral, o seu artigo de opinião terá mais impacto se for sustentado com factos e estatísticas que validam o seu argumento, bem como informações que o leitor desconhece. Mantenha o foco: para deixar clara a sua mensagem, desenvolva uma única ideia ao longo do texto e seja conciso. Depois basta propor a publicação do seu artigo aos media, certificando-se de que o seu tom e conteúdo estejam alinhados com a linha editorial da publicação.

Comentários

Artigos Relacionados