Road 2 Web Summit já arrancou. Start-ups têm 50% de desconto.

Na nova edição do Road 2 Web Summit, as start-ups apoiadas terão acesso à conferência, que decorre em novembro em Lisboa, assim como a preparação intensiva e a uma oportunidade de internacionalização através do Collision, em 2022.
Serão uma centena de start-ups que beneficiarão do Road 2 Web Summit em 2021. O programa, que resulta de uma parceria entre a Startup Portugal e a organização da Web Summit, encontra-se neste momento, e até 31 de Agosto, a aceitar candidaturas de empresas tecnológicas com sede em Portugal e com até cinco anos de atividade.
A edição deste ano, além de um apoio de 50% na aquisição de bilhetes Alpha para participar na conferência, inclui o acesso gratuito a um bootcamp de preparação intensiva e a uma vertente de internacionalização através do acesso à conferência irmã da Web Summit, a Collision. Este evento decorre em Toronto, no Canadá, de 20 a 23 de Junho de 2022.
O bootcamp da Startup Portugal está previsto acontecer em outubro e será desenhado para preparar as start-ups participantes a tirar o melhor proveito possível da conferência, com seminários de pitch, de abordagem a investidores e jornalistas, e de como navegar a Web Summit de acordo com os objetivos de cada empresa.
Segundo Simon Schaefer, presidente da Startup Portugal, a “com um mercado interno demasiado pequeno para permitir que as start-ups escalem significativamente, o Road 2 Web Summit é um dos nossos programas centrais para apoiar o ecossistema portuguêsl. Com esta 6ª edição podemos afirmar com orgulho que acelerámos mais de 700 start-ups nacionais para se apresentarem diante de uma audiência internacional e profissional, e para crescer para além das nossas fronteiras”.
Para o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, o Road 2 Web Summit continua a ser “uma medida essencial para a promoção do empreendedorismo e das startups nacionais, agora com importância renovada por via da internacionalização que promove. É uma ferramenta essencial para a boa prestação de empresas nacionais no maior palco do empreendedorismo tecnológico, que é a Web Summit. O objetivo de internacionalização será também intensificado por via da criação em Portugal da ESNA – Europe Startup Nations Alliance, a primeira estrutura permanente europeia dedicada ao empreendedorismo, anunciada em março pelo Governo Português com o apoio da Comissão Europeia, e que permitirá fazer de Lisboa a capital europeia do empreendedorismo.”
O programa Road 2 Web Summit apoiou, ao longo das cinco edições anteriores 612 empresas nacionais na sua participação na Web Summit. A conferência irá decorrer este ano entre os dias 1 e 4 de novembro no formato físico habitual.
As candidaturas para o programa já se encontram abertas e podem ser feitas através do endereço startupportugal.com/r2ws21.
Nomes confirmados no Web Summit 2021
A comissária europeia Margrethe Vestager, o presidente da Microsoft, Brad Smith, e Daniela Braga, a portuguesa que lidera a DefinedCrowd e que se tem destacado a nível internacional nos temas da Inteligência Artificial, estão na primeira lista que integra também vários membros do Governo e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Entre os primeiros nomes revelados estão ainda o futebolista Gerard Pique, do FC Barcelona, Jen Wong, COO do Reddit, Nancy Dubuc, CEO da Vice Media e Tom Taylor, responsável pela assistente Alexa da Amazon.