Redcatpig: start-up açoriana de vídeojogos prepara-se para abrir estúdio na Madeira
Dos Açores para o mundo. Este podia ser o lema da Redcapig, start-up açoriana que está a desenvolver um vídeojogo com carros de combate e que fará parte do consórcio Madeira eGames Lab. O projeto envolve uma verba de 31 milhões de euros e vai criar 250 postos de trabalho na área dos vídeojogos.
A Redcatpig anunciou que fará parte do consórcio Madeira eGames Lab, projeto financiado com 31 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que lhe permitirá abrir um estúdio na Madeira. O consórcio, liderado pela Wow Systems, ficou classificado em segundo lugar entre as 64 propostas iniciais. Destas 51 foram aprovadas, representando um investimento total de 7,6 mil milhões de euros a serem executados até ao fim de 2026.
Segundo a Redcatpig, “este é o maior investimento no desenvolvimento de vídeojogos em Portugal, com o objetivo de concretizar 14 novos títulos num período de 3 anos” e representa um passo importante para a start-up açoriana.
“Ter a oportunidade de integrar uma iniciativa desta magnitude para a indústria de gaming é algo de que nos devemos orgulhar”, afirma Marco Bettencourt, CEO e fundador da Redcatpig. “Mas isto não é sobre nós, é sobre poder fazer uma real diferença a partir da região da Madeira que entendeu o potencial da indústria de videojogos”, acrescentou o responsável.
Para Miguel Faria Campos, CEO da Wow Systems e líder do consórcio, “a indústria dos vídeojogos é uma indústria de entretenimento e é das maiores do mundo. Este projeto irá criar cerca de 250 postos de trabalho qualificados”.
Com o objetivo de capitalizar a competitividade da indústria de videojogos a nível global, 22 entidades entre universidades, instituições públicas e privadas juntaram-se para criar a Madeira eGames Lab. Gigantes como a Sony Playstation, a Amazon e a Dell já se associaram ao consórcio.
A Redcatpig tem estado a desenvolver o seu jogo de combate com veículos chamado KEO, que foi o grande vencedor da quarta edição dos Prémios PlayStation Portugal e cujo lançamento oficial está previsto para breve no Steam. E prepara-se agora para abrir mais um estúdio na Madeira ao abrigo da Madeira eGames Lab.