Quer investir? Buffet deixa-lhes duas dicas essenciais.

Um dos grandes investidores mundiais, Warren Buffet, partilhou recentemente algumas dicas que podem orientar quem quer aplicar o seu dinheiro em futuros investimentos.
A convenção anual de acionistas da Berkshire Hathaway, realizada no início de maio, contou com a presença, entre outros, do multimilionário e investidor Warren Buffet que, durante a sua apresentação, deixou também algumas dicas para quem está no setor dos investimentos. Ficam as sugestões.
Investir em fundos de índice
Warren Buffet começou a sua apresentação com a lista das 20 empresas consideradas as maiores do mundo, onde se incluem nomes como Apple Inc, Saudi Aramco, Microsoft Corp, Amazon Inc, Alphabet In e Facebook, e perguntou aos acionistas quantas delas ainda poderão permanecer na lista daqui a 30 anos.
Lembrou os investidores que, por exemplo, nenhuma das 20 empresas que constavam da lista integravam o Top 20 em 1989. Aliás, na altura metade das empresas globais eram japonesas e as únicas americanas que constavam eram a Exxon GE, Merck, IBM, American Tel & Tel e Philip Morris. Para Buffet isto prova que “o capitalismo deu certo, especialmente para os capitalistas”, acrescentando que o mundo pode mudar drasticamente e que a melhor forma de investir é através de fundos de índice.
Investir é mais difícil do que descobrir uma indústria promissora
Durante a convenção, Buffet alertou os investidores iniciantes que escolher grandes empresas para aplicar dinheiro é mais complicado do que optar por uma empresa inovadora. “Existem mais fatores que devem ser incluídos no processo de escolha de ações do que descobrir qual será a indústria maravilhosa do futuro”, afirmou. Exemplificou com a indústria automóvel: em 1900, havia cerca de 2 mil empresas que disputavam o mercado “porque as empresas e investidores esperavam que a empresa tivesse um futuro maravilhoso, mas em 2009 apenas restavam três fabricantes e dois deles foram à falência”, revelou Buffet. Assim, apostar numa indústria promissora não é o suficiente para fazer um bom investimento.