Quatro estratégias de marketing que todas as start-ups podem ter

Ter um ótimo produto é essencial, mas isso, por si só, não é suficiente para que sua start-up seja bem-sucedida. Além de um produto fantástico, precisa também de uma estratégia de marketing igualmente fantástica para ampliar sua start-up.

Mas para muitos empreendedores, não é realista gastar muito dinheiro para adquirir novos negócios. Em vez disso, pondere algumas estratégias de marketing económicas que podem ajudar a gerar sucesso para os seus produtos.

Marketing de afiliação
Esta é a estratégia de marketing mais económica que funciona e que pode ser adotada por todas as empresas, independentemente do tamanho. A forma de funcionamento é simples: Incentive as pessoas a recomendarem os seus produtos ou serviços a outras pessoas  e pague-lhe uma comissão quando alguém comprar os seus produtos com base nessa referência.

Comece por criar um programa de afiliados através de redes online e destaque-as no seu site, convidando os clientes a participarem no programa. Também pode escolher uma estrutura de recompensas que seja suficientemente atrativa para os membros da sua rede se envolverem na iniciativa.

Também pode usar o email para comunicar com a sua rede de influenciadores. Para que esta ferramenta funcione bem é aconselhável  criar uma lista de influenciadores e especialistas no seu sector de atividade.  Depois envie um email de divulgação, solicitando que experimentem o seus produto gratuitamente e a explicar o sistema de compensações.

Content marketing
É elevada a percentagem de marcas que recorrem ao content marketing para expandir os seus negócios. Trata-se de uma estratégia de marketing muito eficaz quer para start-ups quer para empresas pequenas uma vez que não exige mutos recursos. Apesar de ser uma ferramenta muito utilizada, nem sempre é garantia de sucesso, dado que precisa de ter uma estratégia bem delineada para ser bem-sucedida. Se não fizer esse planeamento, os seus esforços de content marketing podem não surtir o efeito desejado. Por isso, agilize a sua estratégia criando um calendário editorial. Assim, é mais fácil avaliar o progresso das suas ações e acompanhar o desempenho das mesmas junto do seu target.

Faça Public Relations você mesmo
Os números internacionais apontam para que o número de novos negócios criados mensalmente ultrapasse os 500 mil. Logo, a concorrência é grande, tal como o trabalho que terá em mãos para captar a atenção do mercado que quer alcançar. Se quer criar um  buzz positivo à volta do seu projeto, construa relações de qualidade com os jornalistas e os bloggers do seu setor de atividade.

Prepare-se para, muitas vezes, não obter resposta às suas propostas. Faz parte. Mas para contrariar essa tendência, e aumentar as probabilidades de ser bem-sucedido, procure diferenciar-se na forma como aborda os jornalistas ou os bloggers. Pondere dar-lhes um exclusivo, por exemplo.

Procure uma plataforma popular
Se está a lançar uma start-up auto-gerida, o verdadeiro desafio é montar uma estratégia de marketing que exija pouco ou nenhum financiamento. O recurso a plataformas, como a Craigslist, pode ser uma opção. Veja o caso da integração do Airbnb nesta plataforma. A regra é encontrar a solução adequada para alavancar o crescimento da sua start-up e criar a estratégia que funcione para conquistar clientes.

Comentários

Artigos Relacionados