Qual o nível de digitalização das empresas europeias? O Eurostat responde.
56% das empresas da União Europeia atingiram um nível básico de intensidade digital no ano passado. A análise é do Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia.
Em 2021, 56% das empresas da União Europeia atingiram um nível básico de intensidade digital, nível que envolve o recurso a pelo menos quatro das 12 tecnologias digitais selecionadas, como, por exemplo, usar tecnologia de inteligência artificial, ter vendas através de ecommerce, e que representem pelo menos 1% da faturação total.
A análise Digital Intensity Index é do Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia), que explicita que um nível básico inclui negócios com nível baixo, alto e muito alto do Índice de Intensidade Digital (DII).
Do conjunto das pequenas e médias empresas (PME) que constam na pesquisa, 55% atingiram um nível básico de intensidade digital, comparativamente com os 88% registados pelas grandes empresas.
O Eurostat constata que a adoção de tecnologias digitais tem potencial para melhorar serviços e produtos e aumentar a competitividade das empresas, e que, por sua vez, a crise provocada pela Covid-19 também veio mostrar que a digitalização é crucial para melhorar a resiliência económica das empresas.
Esta análise mostra também que apenas 3% das pequenas e médias empresas da UE conseguiram chegar a um nível muito elevado de intensidade digital, contra 18% que atingiram um nível elevado. Já 34% das PME registou níveis de intensidade digital baixos e 45% muito baixos.
A maior percentagem de empresas que atingiram um nível muito elevado do DII está na Finlândia, Dinamarca e Malta, os três países com 10%, seguida da Suécia, com 9%.
Por sua vez, a Roménia e a Bulgária ficaram para trás neste parâmetro. Caraterizam-se por uma intensidade digital muito baixa, 77% e 74%, respetivamente.
Quanto a Portugal enquadra-se na média europeia quanto ao indicador de intensidade digital e está à frente de países como França e Grécia, por exemplo.
Até 2030, mais de 90% das PME da UE devem atingir pelo menos um nível básico de intensidade digital, seguindo uma das metas da Bússola Digital – a visão da UE para a década da transformação digital. No entanto, destaca o Eurostat, as PME da UE estavam 35% aquém da ambição definida na referida Bússola Digital.