Qual é o melhor dia e hora para vender?

A resposta é rápida: às terças e antes das 16 horas. Pelo menos é o que sugere uma investigação realizada pela consultora InsightSquared.

O estudo realizado pela InsightSquared conclui que o melhor horário do dia para vender é das 10h às 16h. A pesquisa é baseada na análise de mais de 10 mil chamadas de vendas, a fim de identificar quais foram os melhores horários do dia para entrar em contacto com novos clientes, segundo avança o blog da ForceManager, citado pelo Business Insider.

Na ForceManager, um CRM móvel para vendedores com dispositivos móveis, garantem que a terça-feira é o dia da semana em que há maior probabilidade de conseguir uma venda bem-sucedida. “A partir deste dia (com uma taxa de conexão de 10%) verificamos uma queda gradual nos juros, o ponto mais baixo que temos na sexta-feira (8,7%). Embora possa parecer uma diferença insignificante de 1,3%, tem um impacto muito percetível nos nossos resultados. Em jogo está a rentabilidade do nosso tempo e o treino da equipa para fazer chamadas frias efetivas que terminam em vendas”, explicam.

Outra fonte, neste caso, o blog do Ventamax, relata a existência de um outro estudo da revista Forbes, que afirma que o melhor dia da semana para realizar uma prospeção de mercado é à quarta-feira, sendo o pior dia a segunda ou sexta-feira. No entanto, esta avaliação é útil, especialmente quando se fala de clientes corporativos que são regidos por um horário comercial.

No entanto, nem todos os especialistas são da mesma opinião. Por exemplo, o especialista espanhol César Piqueras, que é autor de mais de 10 livros sobre gestão e êxito profissional, argumenta que “para vender não há melhor momento. Quando se faz essa pergunta, é porque está a sabotar-se a si próprio”.

“Quando queremos vender todas as horas são boas”, de modo que o fundamental é a atitude com a qual um vendedor lida com a venda, explica.

Também na Ventamax concluem que mais do que responder a critérios como dia da semana e horário ou estação do ano, o interessante é analisar a fase de venda, pois a decisão de compra de um cliente depende do momento certo.

Comentários

Artigos Relacionados