5 Cursos on-line que todos os empreendedores deviam fazer

Mesmo que já tenha uma vida profissional estabelecida, a formação académica concluída e ache que já sabe tudo, nunca é de mais manter-se atualizado com as novas tendências de mercado. Para isso, nada melhor que voltar a estudar, mesmo que seja online.
O compromisso com a aprendizagem ao longo da vida deve estar no topo das prioridades de todos os empreendedores. Afinal, é um dos traços mais frequentes entre os bem-sucedidos. Por isso, enquanto se prepara para levar os miúdos à escola, talvez esteja na altura de fazer pensar em fazer o mesmo e regressar também aos “bancos na escola”, neste caso, pode fazê-lo num avião, durante uma viagem de negócios, num café ou na praia. No mundo de hoje, tudo o que precisa é de rede de internet, um computador e um bloco de papel.
Para ajudá-lo, aqui estão alguns dos cursos online favoritos para empreendedores.
- Y Combinator’s Startup School
Este é o mais famoso e mais bem-sucedido acelerador de start-ups de Silicon Valley. Oferece também um curso on-line de 10 semanas que aborda tópicos interessantes para os fundadores de start-ups em grande crescimento. Os instrutores incluem Mark Zuckerberg, Elon Musk, Paul Graham, Sam Altman e Drew Houston.
- “Entrepreneurial Operations: Launching a Startup” da Babson College
Classificada pela U.S. News e pela World Report como a melhor universidade do mundo para empreendedorismo, a Babson College exibe o seu melhor e neste curso online. Os tópicos incluem: explorar a cadeia de valor dos seus empreendimentos, mitigar possíveis riscos operacionais e como iniciar com êxito uma start-up. Esta é formação perfeita se é um fundador em série e quer mais estrutura.
- “Como Construir uma Start-up” de Steve Blank
Steve Blank é o avô do método Lean Startup, tendo ensinado Eric Reis, o autor de The Lean Startup. Neste curso online gratuito de um mês, Blank ensina como desenvolver e testar ideias rapidamente, reunindo grandes quantidades de feedback de clientes e do mercado. Se quer entender o porquê, não apenas o como, este é o curso ideal para si.
- The Lean Startup, de Eric Reis
O autor leva a sua abordagem (agora apresentada na Harvard Business School) online com este breve seminário. Os alunos aprendem rapidamente sobre a metodologia que mudou a forma como as start-ups são lançadas. É uma leitura obrigatória para quem quer começar um negócio de alto crescimento.
- “100 Steps 2 Startup”, de Ryerson
Esta universidade gera mais fundadores de start-ups e pequenos empresários do que qualquer outra escola no Canadá. O “100 Steps 2 Startup”, divide o início de um negócio em 100 micro-etapas explícitas, da ideia à criação da receita e adequação do produto ao mercado. O curso concentra-se em pequenas e médias start-ups.
Como tirar o máximo proveito
Se decidir enveredar por um destes cursos e tirar o máximo proveito das ferramentas que este proporcionar, sugerimos algumas dicas:
Encontre parceiros. Encontre um ou dois colegas que façam o curso consigo. Se não tiver, procure na página online do curso e veja se outros alunos estão disponíveis. Trabalhar com um colega não só ajudará a digerir o material, como também irá mantê-lo mais responsável.
Estabeleça uma meta. Quando pretende terminar o curso? Que metas quer alcançar? Defina objetivos.
Defina um sítio. Crie um espaço calmo e tranquilo onde a sua aprendizagem seja ótima. Um bom ambiente de estudo é uma preocupação ao aprender online. Certifique-se que não se desvia da sua rotina de estudo.
Definir um ritmo. Trabalhe um pouco todos os dias, todas as semanas. Divida o curso em lições pequenas porque isso torna o seu objetivo e o percurso mais fácil.
Tome notas. Não no seu laptop ou telefone, mas num bloco de papel com um lápis. Há evidências crescentes de que a escrita analógica leva a uma melhor retenção e compreensão do material. Portanto, seja um aluno ativo e tome notas como nos bons velhos tempos.