Quais as empresas que mais se envolvem com start-ups? O Index da StartupBlink esclarece.

O Corporate Startup Activity Index 2025, da StartupBlink, lista um total de 372 corporações com base na forma como elas se envolvem ativamente com as start-ups.

No mundo empresarial, a relação entre grandes corporações, pequenas e média empresas e start-ups é uma realidade do dia a dia, numa troca do que cada uma delas tem de melhor para oferecer. Mas quando se trata do binómio entre grandes corporações, com todo o seu poderio económico e impacto empresarial, e start-ups, com as suas potencialidades inovadoras e tecnológicas, constata-se que a aproximação entre elas é cada vez maior.

É exatamente essa relação que está na base do ranking Corporate Startup Activity Index 2025, da StartupBlink, um índice que avalia corporações em 30 países, 11 grandes indústrias e 10 sub-indústrias, no total de 372 corporações oferecendo um panorama abrangente da colaboração entre empresas e start-ups em todo o mundo.

E são vários os insights relevantes que esta análise identificou, começar pelos países que têm o maior número de corporações comprometidas com start-ups. E neste item a liderança cabe aos Estados Unidos com 135 empresas no index que interagem com start-ups.Segue-se o Japão com 24, o Reino Unido com 21 (apesar de nenhuma ter chegado às 20 maiores), a Alemanha com 21 ( uma das quais chegou ao top 20),  a França com 15, Coreia do Sul com 8, Austrália com 6, Espanha com 5 e África do Sul com 1.

Ainda na segmentação por país, no caso de Portugal o Corporate Startup Activity Index 2025 listou três empresas que estão ativamente envolvidas com start-up: Sonae, Energias de Portugal e Galp.

Já no indicador setor de atividade, o relatório categorizou empresas em 11 principais indústrias e destaca os setores com mais de 10 empresas classificadas. Assim as indústrias onde as corporações apoiam mais as start-ups são Fintech (81), seguida de Hardware & IoT (72), Software & Data (41), Transportation (34), Ecommerce & Retail (27), Energy & Environment (25), Healthtech (21), Social&Leisure (20) e Foodtech (15).

No entanto, um número maior de empresas por setor não indica necessariamente altos níveis de atividade. Por exemplo, embora o setor de Fintech tenha o maior número total de empresas no Index, nenhuma está classificada entre as 10 primeiras.

Top 20
(Consulte o ranking total)

Corporate Startup Activity Index 2025

Comentários

Artigos Relacionados