Quais as características dos investimentos europeus? A EBAN esclarece.

Cerca de 80% dos investidores europeus investe na sua região, no seu país ou noutros países da União Europeia, e 52% dos investidores trabalha no projeto em que investiu. Estas são apenas duas das constatações do relatório de investimento de impacto da EBAN.

A EBAN Impact anunciou a publicação do seu primeiro Relatório de Investimento de Impacto #EIIS2020 – uma extensa pesquisa anual sobre a atividade de business angels e networks do setor na Europa. O relatório fornece um vasto conjunto de informações sobre o perfil e o percurso do investidor e as características que definem os seus investimentos.

Esta análise da EBAN Impact baseia-se num inquérito lançado em abril de 2020, liderado por Juan Alvarez de Lara, membro do conselho de administração da EBAN, presidente da Eban Impact e fundador da Seed&Click, e patrocinado por Lisa Hehenberger e Kai Hockerts, professores da ESADE Business School e da Copenhagen Business School, respetivamente.

O EBAN Impact reúne todos os membros do EBAN interessados no investimento de impacto e no empreendedorismo social. Tem como objetivo final sensibilizar para o investimento de impacto, partilhar as melhores práticas e construir caminhos e parcerias entre a EBAN e outros players no espaço de investimento de impacto.

Eis algumas das conclusões do Relatório de Investimento de Impacto.

#78% dos investidores procura cautelosamente investimentos de impacto, com impacto mensurável além do retorno financeiro;
#85% dos investidores considera o risco adequado, o seu impacto social ou ambiental;
#82% dos investidores conhece bem, ou muito, o setor do investimento de impacto;
#26% dos investidores são mulheres;
#+70% tem idades entre 41-60 anos;
#+70% tem experiência em tech, finanças e consultadoria;
#+78% é investidor há mais de 5 anos;
#80% investe no seu país, região ou noutros países da UE;
#52% dos investidores trabalha no projeto em que investiu;
#90% dos investidores vê a diversidade da equipa fundadora como positiva;
#83% dos investidores acredita que vai crescer 10%.

Comentários

Artigos Relacionados