Proteger os trabalhadores, produzir impacto: EU-OSHA revela nova estratégia para 2025-2034.

A EU-OSHA lança hoje a sua nova estratégia para 2025-2034 que se centra na evolução dos desafios em matéria de segurança e saúde no trabalho, e que visa responder a temas como a transição digital e ecológica, e o envelhecimento da mão de obra.

A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA) anunciou o lançamento da sua nova estratégia para 2025-2034, destinada a enfrentar os desafios no domínio da segurança e saúde no trabalho (SST). Esta estratégia tem como objetivo ajudar a agência a responder a desenvolvimentos societais, como as transições digital e ecológica, e o envelhecimento da força de trabalho.

“O objetivo global da nova estratégia é reforçar o impacto da EU-OSHA na melhoria da segurança e da saúde dos trabalhadores, mesmo com recursos limitados. A estratégia define orientações de alto nível para o trabalho da agência, estabelecendo uma visão clara e um objetivo partilhado com as partes interessadas. O seu objetivo é fornecer provas e conhecimentos sobre os riscos atuais, novos e emergentes em matéria de SST, apoiar a elaboração de políticas e a investigação, desenvolver ferramentas e recursos para a prevenção de riscos e promover uma cultura positiva de segurança e saúde no trabalho”, explica a EU-OSHA.

Segundo a EU-OSHA, três linhas estratégicas de ação irão definir o quadro para o trabalho operacional da agência – onde há necessidade de ação e que pode ter impacto na SST na Europa.

Uma das linhas estratégias prende-se com o facto de a EU-OSHA fornecer provas e conhecimentos sobre os riscos atuais, novos e emergentes para a segurança e saúde no local de trabalho, a fim de apoiar a definição de políticas e a investigação. Por exemplo, os projetos de investigação em curso visam o setor da saúde e dos cuidados sociais e os riscos psicossociais e a saúde mental no trabalho, e os resultados da recolha de provas/dados são apresentados na nova edição do inquérito ESENER (os primeiros resultados serão divulgados em fevereiro) e no inquérito sobre a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco de cancro.

Além disso, a agência centra-se na promoção e facilitação do desenvolvimento de ferramentas e recursos que capacitem as suas redes e parceiros a melhorar a segurança no local de trabalho e a prevenção de riscos para a saúde. Por exemplo, o projeto OiRA da EU-OSHA inclui agora mais de 360 ferramentas para realizar avaliações de risco gratuitas em vários setores e países. Além disso, as bases de dados de fácil utilização sobre perturbações musculoesqueléticas e substâncias perigosas incluem uma variedade de ferramentas práticas e materiais de orientação para avaliar e gerir os riscos.

A EU-OSHA dedica-se ainda a aumentar a sensibilização e a fomentar a criação de redes para promover uma cultura positiva de segurança e saúde no trabalho. A EU-OSHA gere as Campanhas Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis, apoiadas pelas instituições da UE e pelos parceiros sociais europeus e coordenadas a nível nacional pela rede de Pontos Focais da agência.

William Cockburn, diretor Executivo da EU-OSHA, manifestou a sua confiança na nova estratégia, afirmando que “o lançamento desta estratégia constitui um marco significativo para a EU-OSHA, que prossegue a sua missão de melhorar a segurança e a saúde no trabalho em toda a Europa. Estou convicto de que nos permitirá enfrentar os atuais e novos desafios em matéria de SST e ter um impacto significativo na próxima década”.

O Link to Leaders é media partner oficial da EI-OSHA em Portugal.

 

Comentários

Artigos Relacionados