Proptech Tiko avalia propriedades com recurso a inteligência artificial

Através de algoritmos, a Tiko calcula o preço dos imóveis sem os visitar. O software de inteligência artificial assegura o melhor valor real de mercado e prevê tendências futuras de mercado.

A proptech Tiko está a apostar numa forma mais rápida e cómoda de vender ou comprar uma casa, através do seu próprio algoritmo, o TikoAnalytics. Numa abordagem baseada em dados, este software de inteligência artificial recolhe pontos de dados de propriedades (como o número de quartos, casa de banho, área, etc..) e do seu ambiente (por exemplo pontos de interesse como cafés, restaurantes ou escolas) e cruza-os com dados de transações. Este conjunto de informações, recolhidas através do seu algoritmo ML e o Algoritmo de Aprendizagem de Máquinas Híbridas Segmentadas (HSMLA), permite à Tiko “calcular o preço do imóvel sem o visitar, praticar um menor enviesamento no processo de avaliação e assegurar a melhor aproximação ao valor real de mercado, além de prever as tendências futuras do próprio mercado”, explica a plataforma de imobiliário.

Com um tempo de resposta inferior a 1 segundo, o TikoAnalytics é melhorado todos os dias, o que permite à proptech obter uma imagem completa das tendências de mercado. Uma mais-valia que faz com que a plataforma detete o valor de mercado mais preciso de um imóvel e com isso obter uma taxa de erro inferior a 5%.

Sina Afra, CEO Tiko, explica que a diferença entre recolher e processar dados por conta própria ou comprá-los a um terceiro fornecedor é comparável à forma de obter uma chávena de café.  “Podemos selecionar a origem dos grãos de café, torrá-los, moê-los, misturá-los com água quente ajustando a pressão e a temperatura e obter o melhor café para o nosso gosto. Ou podemos comprar um saco de café instantâneo e misturá-lo com água quente. Em ambos temos café, mas ter café instantâneo é como comprar dados. A Tiko vai até ao fim e prepara todo o processo”.

Com um ambicioso plano de expansão europeia, e com operações numa dezena de cidades, em Portugal a proptech de origem espanhola está presente em Lisboa, Porto e Setúbal.

Comentários

Artigos Relacionados