Entrevista/ “Promovemos a inclusão e o envolvimento ativo dos cidadãos na construção do futuro que desejam”

“No TEDxPorto, saímos diferentes de como entramos – mais conscientes, mais questionadores, mais humanos”, assegura Norberto Amaral que está a preparar a 14.ª edição da conferência, um evento “que funciona como um catalisador de mudanças sociais e cumpre a sua missão de capacitar e motivar as pessoas a agir em prol do bem comum”.
A pouco mais de um mês de mais um TEDxPorto, que terá lugar no dia 29 de março, na Alfândega do Porto, Norberto Amaral, organizador da conferência, analisa o percurso do evento ao longo dos anos, o impacto no ecossistema empreendedor e os desafios futuros. Defensor de que “a partilha de ideias não deve estar limitada a um evento anual”, tem alargado o impacto na comunidade através de outras iniciativas, concretamente no âmbito responsabilidade social, onde se incluem as preocupações ambientais e iniciativas junto dos jovens, dos seniores e de comunidades vulneráveis.
O que é que o TEDxPorto pode fazer pelo empreendedorismo nacional?
Conforme bem explica o mote das conferências TED, “as ideias mudam tudo”. Assim, no TEDxPorto damos palco e voz a ideias e projetos que podem “mudar tudo”, ou seja, gerar impacto positivo na sociedade. O nosso evento funciona como um ponto de encontro de visionários, onde especialistas de diversos setores — saúde, tecnologia, marketing, entretenimento, ciências, entre muitos outros — partilham as suas experiências, histórias de sucesso (ou insucesso), desafios e projetos, inspirando outros à reflexão e à mudança. Ao fazê-lo, promovemos momentos de diálogo, estimulamos a criatividade, o pensamento disruptivo e criamos um ambiente propício à mudança na comunidade.
“Desde a primeira edição, em 2010, já recebemos mais de 16.600 participantes”.
Quem é o público do TEDx e o que procuram neste tipo de iniciativas?
O público do TEDxPorto é composto por pessoas de mente aberta, curiosas, e desejosas de verem mudanças positivas no mundo. Querem ser surpreendidas. Segundo os nossos inquéritos de satisfação, os nossos participantes vêm predominantemente das áreas da gestão, engenharia, consultoria, marketing, design e arquitetura, ciências e investigação. A maioria tem entre os 31 e os 50 anos, no entanto, toda a gente que tenha sede de conhecimento é bem-vinda. Mais do que assistir a palestras, quem assiste ao nosso evento procura um espaço de partilha que os desafie a expandir os seus horizontes sobre os mais variados temas. Desde a primeira edição, em 2010, já recebemos mais de 16.600 participantes.
O que podemos esperar da próxima conferência TEDxPorto, marcada para março?
Estamos muito expectantes para a próxima edição do TEDxPorto, que acontecerá já no dia 29 de março, na Alfândega do Porto. Temos trabalhado muito para que este evento seja uma experiência enriquecedora para todos os participantes e, embora ainda estejamos a afinar os últimos detalhes — serão anunciados novos oradores brevemente —, podemos garantir que será um evento de grande impacto, com temas atuais que irão certamente inspirar a reflexão sobre a realidade em que vivemos.
Já temos um grupo extraordinário de oradores confirmados como Luís Osório, jornalista e escritor, cujas obras e carreira multifacetada fazem-nos ver o mundo com novas lentes. Ele abordará o papel das narrativas na comunicação e a forma como influenciam a nossa perceção da realidade. Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, também se juntará a nós, trazendo a sua visão sobre a necessidade de investimento na ciência como motor de transformação da sociedade.
Na área da saúde, contaremos com a Maria João Baptista, uma figura de destaque e responsável por uma das maiores unidades de saúde do país, que partilhará a sua experiência e desafios num setor fundamental para o bem-estar da população. Já Carissa Véliz, professora da Universidade de Oxford e especialista em ética e privacidade na era digital, trará uma reflexão essencial sobre os desafios da Inteligência Artificial e a proteção de dados na atualidade. A presidente da Associação Compassio, Mariana Abranches Pinto, e o professor da Nova SBE, Nadim Habib, também subirão ao palco do TEDxPorto para falar, respetivamente, de vulnerabilidade social e da importância do empreendedorismo para um país mais competitivo e desenvolvido.
Qual vai ser a “Grande Questão”?
Este ano, trouxemos a debate um tema ambicioso, mas bastante importante. Nesta edição, queremos explorar “grandes questões” que moldam a nossa vivência. Num mundo cheio de estímulos e onde a informação nos chega a uma velocidade avassaladora, achámos que seria importante estimular o público, mas no sentido contrário: parar para refletir. Com isto, queremos desafiar pressupostos, analisar diferentes perspetivas e, ao mesmo tempo, procurar soluções mais sustentáveis para Portugal e para o futuro do planeta.
Quais os oradores que geram mais expetativas?
Todos os oradores, sem exceção, foram cuidadosamente escolhidos e trazem contributos valiosos para o público. O painel será diversificado e desafiante, contando com a participação dos especialistas que mencionei, que trarão insights sobre o impacto da tecnologia na educação e na saúde, bem como a importância da comunicação e da empatia na construção de relações sociais mais saudáveis. Estamos na reta final de preparação do evento e teremos novidades muito brevemente.
“No TEDxPorto, saímos diferentes de como entramos – mais conscientes, mais questionadores, mais humanos”.
O espírito do TEDx passa por dar palco a pessoas com ideias e projetos capazes de mudar o mundo. Ao longo dos últimos anos de edições, quais as pessoas e as ideias mais disruptivas que acolheram?
É sempre ingrato destacar palestras de entre tantas de grande impacto que tivemos ao longo do ano. Já passaram pelo nosso palco mais de 280 oradores e cada um trouxe ideias e histórias que desafiaram perspetivas, emocionaram e inspiraram. De qualquer forma, posso destacar algumas que nos marcaram não só no evento como desde então.
Em 2018, Gustavo Carona, médico intensivista, trouxe uma mensagem que permanece mais atual do que nunca: os direitos humanos são o nosso chão comum e o humanismo salva vidas. Jorge Rosado, fundador dos Palhaços d’Opital, emocionou-nos ao falar sobre a realidade dos mais idosos e doentes nos hospitais, mostrando como a alegria pode ser um verdadeiro remédio. Joe Santos partilhou a história da sua filha Cauí, diagnosticada com autismo, e como essa experiência o levou a criar a associação Vencer Autismo, transformando desafios em impacto social. Sydney Fernandes e Eulália Almeida tocaram-nos profundamente ao contar a sua história de reconciliação entre mãe e filho, uma história de amor, perdão e reconciliação entre mãe e filho.
Estas são apenas algumas das muitas palestras que nos deixaram boquiabertos. Ora a rir, ora a chorar, mas que nos inspiraram e, sobretudo, nos mudaram. No TEDxPorto, saímos diferentes de como entramos – mais conscientes, mais questionadores, mais humanos. Aconselho vivamente uma visita ao nosso site para descobrir algumas das talks que já passaram pelo nosso palco. Tenho a certeza de que muitas irão surpreender e inspirar.
Em que consistem os programas de responsabilidade social do TEDxPorto e TEDxPorto @Escola? Como surgiram estes projetos?
O TEDxPorto acredita que a partilha de ideias não deve estar limitada a um evento anual, por isso, temos expandido o impacto na comunidade através de um programa de responsabilidade social, onde se incluem as preocupações ambientais, bem como iniciativas junto dos jovens, dos seniores e comunidades vulneráveis.
Através do TEDxPorto @Escola levamos a experiência do TEDxPorto aos jovens, incentivando-os a desenvolver o pensamento crítico e a debater temas que impactarão o seu futuro. Desde 2022 que o projeto desafia, inspira e prepara as gerações mais novas para um futuro mais inclusivo. Nesta última edição, realizada na Escola Secundária Filipa de Vilhena, a professora e empreendedora Celmira Macedo e o piloto Armindo Araújo reforçaram o papel da comunicação e colaboração intergeracional para a construção de um futuro mais próspero. Houve ainda a oportunidade dos estudantes se envolverem diretamente com a cultura TEDx, num momento de improviso que permitiu testar e desenvolver algumas técnicas de comunicação em público.
Com o TEDxPorto Geração+, focamo-nos na inclusão e participação da população sénior na sociedade, promovendo o envelhecimento ativo e estimulando a troca de experiências e conhecimento entre gerações. O objetivo passa por criar oportunidades de partilha de ideias com públicos que, de outra forma, não teriam acesso a tais experiências.
Por meio de parcerias com organizações sociais como, por exemplo, a CAIS Recicla, o Prison Yoga Project Portugal, o Pedalar Sem Idade, a associação Vencer Autismo, entre outras, colaboramos com projetos que promovem o acesso à educação de grupos em situações de vulnerabilidade.
Que outro tipo de iniciativas realizam ao longo do ano?
Para além do TEDxPorto @Escola e do TEDxPorto Geração+, promovemos palestras, workshops e encontros ao longo do ano, criando oportunidades para estender a reflexão e o diálogo com a comunidade. Um exemplo disso foi o TEDxPorto Countdown que, em 2023, teve como objetivo promover e acelerar soluções para a crise climática. Importa a este propósito referir que, à semelhança das equipas dos mais de 3.500 TEDx anuais em comunidades espalhadas por todo o mundo, e respondendo à exigência do TED, a equipa do TEDxPorto é composta por pessoas que trabalham de forma 100% voluntária.
O que mobiliza o TEDxPorto?
O que nos move é a necessidade de conhecimento e de partilha de ideias e projetos com grande potencial de mudar o mundo – ou o nosso país, a nossa cidade, a nossa comunidade. Inspirar e conectar pessoas, estimulando o debate sobre temas estruturais da sociedade, é algo que nos apaixona profundamente. Acreditamos que, ao fomentar a inovação e a colaboração, podemos contribuir para a criação de uma comunidade mais equilibrada, justa e igualitária. É com esta missão que, através de uma equipa de voluntários local e independente, preparamos anualmente o TEDxPorto com dedicação.
“(…) damos ferramentas, promovemos a inclusão e o envolvimento ativo dos cidadãos na construção do futuro que desejam”.
Qual pode ser o papel do TEDxPorto na dinamização da participação cívica e cultural da comunidade?
Há mais de uma década que o TEDxPorto cria espaços de debate e reflexão sobre questões sociais, culturais e económicas, contribuindo, de forma assídua, para a dinamização da participação cívica e cultural da comunidade. Através das diversas iniciativas realizadas ao longo do ano, damos ferramentas, promovemos a inclusão e o envolvimento ativo dos cidadãos na construção do futuro que desejam. Ao facilitar essas ferramentas, o evento funciona como um catalisador de mudanças sociais e cumpre a sua missão de capacitar e motivar as pessoas a agir em prol do bem comum.
Enquanto organizador do TEDxPorto que ambições futuras tem para o projeto?
A minha principal ambição para o TEDxPorto é continuar a ampliar o impacto do nosso trabalho, mantendo o foco na comunidade local. Quero continuar a desafiar as pessoas a questionarem os seus pressupostos e a refletirem sobre o seu papel na sociedade, enquanto damos palco a histórias e vivências que nos incentivam a ver o mundo sob novas perspetivas.
“(…) o TED começou em 1984 como uma conferência onde Tecnologia, Entretenimento e Design – a origem do acrónimo TED (…)”.
Podemos ambicionar projeção internacional para a conferência do Porto como vemos noutras realizadas internacionalmente?
A projeção internacional não se aplica a nós, uma vez que o conceito do TEDxPorto é precisamente o inverso: trazer até Portugal e à nossa comunidade a experiência das conferências TED. Com o mote “Ideas Worth Spreading” (ideias que valem a pena partilhar) que vigorou durante muitos anos, o TED começou em 1984 como uma conferência onde Tecnologia, Entretenimento e Design – a origem do acrónimo TED – convergiram e hoje cobre quase todos os temas – da ciência aos negócios, da educação à sustentabilidade e outras questões globais – em mais de 110 idiomas. Recentemente o mote mudou para “Ideas Change Everything” refletindo a importância destas a todos os níveis da sociedade.
Recentemente, fomos distinguidos com o selo Legacy, uma distinção global do TED que nos coloca entre os 20 melhores TEDx num universo de mais de 3.500 eventos organizados por todo o mundo. Este é um testemunho do profissionalismo da nossa equipa e da qualidade do evento que organizamos todos os anos. A melhor forma de compreender o impacto do TEDxPorto é vivê-lo presencialmente, por isso, convidamos todos a juntarem-se a nós e fazer parte desta experiência.