Projeto UNI+i dinamiza empresas portuguesas e espanholas
Com fundos do programa INTERREG-POCTEP, o UNI+i está a dinamizar o empreendedorismo e os negócios entre Portugal e Espanha.
“Um projeto de cooperação transfronteiriça entre o Norte de Portugal e Castela e Leão (Espanha) para promover o empreendedorismo inovador e a competitividade das empresas”. É assim que se define o UNI+i, uma iniciativa que reúne diversas entidades nacionais e espanholas e que tem como propósito dinamizar a competitividade e potenciar o espírito empreendedor daquelas regiões.
O UNI+i tem como target empresas de vários setores estratégicos, que podem ir desde a tecnologia ao agroalimentar, ambiente, ciências da vida e da saúde e que estejam interessadas em potenciar os seus negócios quer no mercado nacional quer no país vizinho.
As universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Porto e de Salamanca, a Fundación Parque Científico de la Universidad de Salamanca, a Associação para o Desenvolvimento do Régia-Douro Park, e a Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero (AIMRD), são os parceiros deste projeto que é coordenado pela UTAD.
O projeto UNI+i estende-se até dezembro de 2019 e tem fundos do programa INTERREG – POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) e a comparticipação de parceiros portugueses e espanhóis. Atualmente, apoia 30 empresas e 32 empreendedores portugueses e espanhóis. Refira-se que este projeto envolve acompanhamento às empresas, formações, visitas de estudo, coaching, eventos de networking e seminários sobre diferentes temáticas.
“Temos tido uma adesão muito interessante das empresas e dos empreendedores. Superou as expectativas”, referiu à Lusa Helena Moreira, professora da UTAD e uma das coordenadoras do projeto. Esta responsável acredita que o UNI+i está a ajudar a potenciar os negócios em Portugal e Espanha, e destacou a criação de novos negócios por parte de alguns empreendedores.
Nuno Augusto, vereador da Câmara de Vila Real e responsável pelo Regia Douro Park, frisou ainda que o objetivo do UNI+i passa também pela criação de uma rede para as empresas e para o empreendedorismo entre as duas regiões de Portugal e Espanha. Em suma, “criar um intercâmbio de conhecimento e um relacionamento que possa ajudar à instalação de novas empresas e fomentar o desenvolvimento das empresas que já estão instaladas”, afirmou em declarações à Lusa.