Projeto Desenvolver o Turismo quer apoiar municípios

Ajudar associações e municípios a atrair mais turistas com projetos financiados por incentivos europeus é o propósito do projeto Desenvolver o Turismo.
O Desenvolver o Turismo partiu da iniciativa de especialistas em turismo, inovação, tecnologia e em captação de incentivos, em fundos nacionais e europeus, e propõe-se ajudar os municípios e as associações a acederem a investimentos que lhes permitam atrair turistas para as suas regiões.
O projeto desenvolve-se em três etapas para os municípios ou outras entidades interessadas. Na primeira, é feita a avaliação do potencial turístico da região, considerando os recursos naturais e culturais e o que já é oferecido pelo mercado.
Feito esse levantamento, serão cocriadas novas ofertas turísticas, assim como um plano de marketing com o objetivo de trazer turistas a partir dos grandes centros urbanos, para reduzir a sazonalidade do destino e aumentar o número de visitantes.
Com a oferta estruturada, os especialistas da Desenvolver o Turismo desenvolverão um projeto de captação de incentivos a fundos nacionais e internacionais, através dos quais, asseguram, os municípios e associações poderão receber até 450 mil euros a fundo perdido para cofinanciar as iniciativas idealizadas.
A etapa final deste processo será a implementação do projeto aprovado pelos fundos, e que permitirá criar novos produtos turísticos, implementar plataformas digitais para a listagem de toda a oferta disponível no destino em causa e executar os investimentos em marketing para incrementar o número de turistas na região, explica a Desenvolver o Turismo.
De acordo com Bruno Pires, consultor com experiência em captação de recursos financeiros e um dos mentores do projeto, “existem imensas oportunidades de financiamento dentro dos fundos comunitários que permitem aos vários players do mercado, desde empresas, a municípios ou agências regionais de turismo, promover as diversa oferta turística em Portugal. Contudo, a informação nem sempre é facilmente acessível, o que leva a que se percam imensas oportunidades de investimento”. Por isso, acrescenta, “o nosso objetivo com esta iniciativa é facilitar todo o processo, criando uma solução que englobe o financiamento e a implementação das iniciativas, procurando viabilizar o máximo de projetos possível e reduzir a sazonalidade da oferta turística em Portugal”.