Situado na região de Mirandela, o projeto agrícola envolve a plantação de pistachos e também de olival. Precisa de investidor para comprar terrenos e avançar com a plantação.

Com formação em gestão de empresas e oriundo de uma família de agricultores, Eugénio Moura, 55 anos, está a implementar um projeto de agricultura que contempla a plantação de pistachos e de olival, na região de Mirandela. No primeiro caso, está em causa a aquisição de um terreno de 23 ha para instalação do pomar, em regime de regadio e modo biológico. No segundo, trata-se de uma quinta com 34 ha que também pretende adquirir.

A ideia tem vindo a ser delineada há cerca de cinco anos, mas só este ano o seu mentor (com várias formações em agricultura, com destaque para o modo biológico), passou à prática para captar o interesse de um investidor/sócio que abrace esta iniciativa e esteja disposto a investir os 750 mil euros que precisa para pôr o projeto agrícola em andamento. Refira-se que instalação do pomar de pistacho tem um PDR2020 aprovado, com todos os licenciamentos necessários e já com um financiamento de 250 mil euros, explicou Eugénio Moura.

O facto de Portugal importar a totalidade dos pistachos que consome e de este ser um negócio com grande potencial, foram motivações que o levaram a optar por esta cultura. A que se junta ainda o facto de o clima e os solos da região reunirem as condições ideais para este tipo de planta. No futuro, os planos deste gestor/agricultor passam por colocar os pistachos no mercado através da criação de uma marca própria.

Entretanto, e como o fosso entre a plantação e a produção efetiva do produto ronda os quatro anos, como explicou o responsável do projeto, vai proceder ao cultivo de açafrão puro (já fez testes nesse sentido) para, desta forma, suportar financeiramente o negócio total já que neste caso o tempo de produção é apenas de um ano.

Resumo:
Responsável: Eugénio Moura
Área: Agricultura
Produto: Plantação de pistachos
Mercado: Nacional
Necessidade: Investidor
Contacto: eugeniomouraster@gmail.com

Comentários