Programa de aceleração de start-ups de turismo regressa com quarta edição

O Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups fazem nova edição do programa nacional de criação e aceleração de start-ups na área do turismo.

O Tourism Explorers é a primeira iniciativa lançada pelo Turismo de Portugal e pela Fábrica de Startups no seguimento do Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, apresentado no início deste ano.

A iniciativa cumpre este ano a 4.º edição, consiste num programa nacional de criação e aceleração de start-ups (que acontece em 12 cidades) que visa capacitar os empreendedores de todo o país ajudando a reduzir as assimetrias regionais, após um período de estagnação do setor. A participação é gratuita e as inscrições estão a decorrer até dia 7 de outubro.

Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers vai decorrer, em simultâneo (através de live-streaming), em 12 cidades: Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel (Lagoa e Ponta Delgada), Setúbal e Viseu. Na Ideação, os participantes terão oportunidade de encontrar soluções inovadoras para aqueles que são os novos desafios do setor. Na Aceleração, as start-ups vão testar e validar o seu modelo de negócio. A grande final nacional está marcada para 3 de dezembro.

António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups, lembra que “o turismo foi uma das áreas mais castigadas, mas também uma das que continua com enorme potencial. Os ativos do turismo continuam todos cá: as pessoas, os monumentos, o clima extraordinário, a cultura e as histórias”

Este programa já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 start-ups. O Relatório de Impacto revelou que  60% das start-ups que participaram continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil).

O programa conta com as parcerias de em diferentes cidades do país, com Escolas de Hotelaria e Turismo, incubadoras da RNI – Rede Nacional de Incubadoras, Universidades e Institutos Politécnicos.

Comentários

Artigos Relacionados