Quanto custa abrir um negócio em mais do que um país? Banco Mundial responde.

Quanto custa abrir um negócio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha ou Estados Unidos? Doing Business, projeto criado pelo Banco Mundial, responde, colocando os Emirados Árabes Unidos como o país mais caro.

Criar uma empresa exige tempo, procedimentos e investimento de capital, fatores que variam consideravelmente de um país para outro. Mas afinal quanto custa abrir uma empresa em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos ou em outros países do mundo?

Doing Business, estudo do Banco Mundial, reuniu números sobre os procedimentos, tempo, custo e capital mínimo necessários para iniciar uma pequena ou média empresa com responsabilidade limitada nas várias economias em todo o mundo. E concluiu que os Emirados Árabes Unidos são o país mais caro para abrir um negócio, com um custo superior a 7.440 dólares (6.422 euros), enquanto a Nova Zelândia aparece no extremo oposto.

A partir de dados recolhidos em 2019 e para torná-los comparáveis em 190 economias, o Banco Mundial utilizou o modelo de empresa padrão, que é 100% nacional, tem capital inicial equivalente a 10 vezes o rendimento per capita, dedica-se a atividades industriais ou comerciais e emprega entre 10 e 50 pessoas um mês após o início das operações.

Mas afinal quando custa abrir um negócio em Portugal?
Criar uma empresa em Portugal requer uma média de seis procedimentos, um tempo de 6,5 dias e um custo que representa 1,9% do rendimento per capita da economia, que inclui todos os honorários oficiais e honorários dos colaboradores dos serviços jurídicos ou profissionais se exigidos por lei, segundo o Doing Business 2020.

Com base nestes números, o estudo atribui a Portugal uma pontuação de 90,9 num máximo de 100, colocando o país em 63º lugar no ranking.

Já no país vizinho, em Espanha, a criação de um negócio PME requer uma média de sete procedimentos, um tempo de 12,5 dias e um custo que representa 3,9% do rendimento per capita da economia, segundo o Doing Business.

Ranking Portugal - Doing Business

Fonte: Doing Business 2020, Banco Mundial

E nos outros países da Europa?
A Europa é caracterizada pela sua variedade. Por um lado, em termos de custo de abertura de empresa no continente, 12 países têm taxas inferiores a 100 dólares (86 euros); por outro lado, há 11 que exigem mais de mil dólares (863 euros).

Itália é o país mais caro da Europa para abrir um negócio, com um custo de cerca de 4.900 dólares (4.229 euros), o que é mais do que o dobro do rendimento médio mensal.

Pelo contrário, na Eslovénia não existem taxas, mas são necessários 7.500 euros na conta da empresa para a poder lançar. O Reino Unido está entre os países europeus com o menor custo para abrir uma PME – com 12 libras (14 euros),

Em França, começar uma pequena ou média empresa requer 270 euros; na Alemanha, 445 euros; em Portugal, menos de 230 euros; e na Bélgica, um dos mais caros, 2.045 euros.

Do outro lado do mundo, nos Estados Unidos o custo para abrir uma empresa, semelhante ao da Espanha,  não é o mais elevado: 725 dólares (pouco menos de 625 euros). “Em comparação com um salário médio de 4.458 dólares por mês, a taxa de acessibilidade é de 16%”, afirma o Business Financing.

No Canadá o custo sobe 166 dólares (143 euros), enquanto no México o custo de 1.464 dólares (1.263 euros) é quase 2,5 vezes o salário médio do país. Na América do Sul, a Venezuela destaca-se como o país mais atrativo para abrir um negócio, com um custo de apenas 20 centavos de euro, e o Suriname, o mais caro, com mais de 2.500 euros.

Comentários

Artigos Relacionados