Procura uma experiência de férias diferente? Que tal dormir numa antiga estação de comboios.

Carruagem histórica Pullman Causeway Inn, Inglaterra

Pelo mundo fora não faltam antigas estações de comboios e carruagens transformadas em hotéis ou casas de férias. Conheça alguns exemplos que conseguiram preservar a história e a traça original, aliadas à modernidade dos nossos dias.

Aproveitar os dias de férias para viajar, conhecer coisas diferentes e ter novas experiências é o cenário desejado por quem quer sair da rotina de todos os dias e ter umas férias memoráveis. Pernoitar numa antiga estação de comboios, convertida num surpreendente hotel (muitas vezes de luxo), algures num país da Europa, ou jantar numa carruagem transformada num sofisticado restaurante, quem sabe com uma estrela Michelin, são opções que pode considerar, se quiser “investir” numas férias inovadoras e marcantes.

Não faltam sugestões, para todas as bolsas, de hotéis em antigas estações de caminhos de ferro, desde os recuperados e explorados por grandes grupos hoteleiros, até hotéis boutique independentes, mas igualmente atrativos e que preservaram a história local.

Estação Canfranc, Espanha

Inaugurada como estação ferroviária em 1928, pelo presidente francês da altura (Gaston Doumergue), a Estação Canfranc situa-se nos Pirenéus, na linha que liga Espanha a França.
O Museu d’Orsay, em Paris, foi um dos muitos edifícios que serviu de inspiração arquitetónica à Estação Canfranc, agora transformada num Hotel (do grupo Barceló) que combina a espetacularidade da Art Déco com um cenário natural onde, nos meses frios, não faltam montanhas cobertas de neve. O hotel tem um restaurante com estrela Michelin, o Canfranc Express, instalado numa antiga carruagem, onde dos visitantes podem degustar a comida da região.

The Clermont London Charing Cross, Inglaterra

Este é o exemplo de um hotel cheio de história, que abrigou militares durante a Segunda Guerra Mundial. Com 150 anos de história, um dos mais antigos do Reino Unido, o hotel está situado no mesmo edifício da estação de Charing Cross, em Londres.
Com a sua imponente escadaria no lobby, o The Clermont London Charing Cross preserva as características originais, como a folha de ouro em algumas decorações, e mantem algumas exposições que retratam a sua herança e história, como as cartas escritas à mão por alguns dos militares que por ali passaram durante a Segunda Guerra Mundial.

The Old Station, Inglaterra

Naquela que foi uma das mais importantes estações da Mid Sussex Railway Company, pode pernoitar numa antiga carruagem Pullman, muito bem restaurada, instalada do lado de fora do edifício central da estação.
Inaugurado em 1859, o hotel acabaria por ser encerrado em 1950. Localizado perto da cidade de Petworth, em West Sussex, voltou a abrir com um total de 10 quartos, incluindo os quartos King Pullman Carriage. A carruagem vintage Pullman Princess Ena, que foi restaurada durante três anos, é onde está instalado o restaurante.

Hotel Estelou, Sommières, França

Igualmente instalado dentro de uma antiga estação ferroviária rural (datada de 1870), na cidade de Sommières, em França, o Hotel Estelou é um hotel boutique com 24 quartos, alguns dos quais suites, numa propriedade onde não falta um elegante jardim mediterrâneo. É um bom ponto de partida para quem estiver interessado em explorar a zona costeira entre Montpellier e Nîmes, e as excelentes praias que a região tem para oferecer.

Avon Causeway Inn, Dorset, Inglaterra

Considerada por muitos como uma das pousadas mais pitorescas da Inglaterra, o Avon Causeway Inn, em Dorset, data do século XIX e foi a estação ferroviária de Hurn. Ali, os turistas podem fazer uma viagem ao passado, pela arquitetura do edifício e objetos que ostenta, como é o caso da restaurada carruagem Pullman que transporta os visitantes para o universo do ano de 1920. O fato de ainda parecer uma antiga estação ferroviária, bem como a sua proximidade com a Costa Jurássica, fazem do Avon Causeway Inn um local especialmente atrativo.

Alton Station, Inglaterra 

Num registo mais intimista, já que tem apenas quatro quartos, a Alton Station, em Staffordshire, é uma propriedade de características originais: a cozinha está instalada no que era a antiga sala de espera da estação exclusiva para mulheres, e há uma biblioteca que ocupa a antiga casa do chefe da estação.
O trabalho de conservação incluiu a preservação dos pisos geométricos originais de Minton, a reparação dos azulejos da sala de espera e a substituição das telhas originais de 1800.

Comentários

Artigos Relacionados