Prémio Jorge Ruas: 100 mil euros para revolucionar a tecnologia farmacêutica

Prémio Jorge Ruas: Inovação em Tecnologia Farmacêutica é uma iniciativa do Grupo Tecnimede e tem como objetivo reconhecer e financiar projetos inovadores com potencial para revolucionar a indústria farmacêutica. O projeto vencedor receberá 100 mil euros.

O Grupo Tecnimede acaba de lançar o Prémio Jorge Ruas: Inovação em Tecnologia Farmacêutica, inserido no âmbito do Tecnimede Open Innovation Competition, que vai atribuir ao projeto vencedor 100 mil euros.

Esta distinção tem como “principal objetivo reconhecer e financiar projetos inovadores com potencial para revolucionar a indústria farmacêutica, honrando a visão do fundador do grupo, que sempre priorizou a investigação científica e a expansão global como pilares estratégicos”, explica o Grupo Tecnimede em comunicado.

Segundo Maria do Carmo Neves, presidente do Grupo Tecnimede, “o Prémio Jorge Ruas nasce do nosso compromisso em apoiar a próxima geração de inovação farmacêutica. Queremos identificar e impulsionar projetos que respondam a necessidades terapêuticas não satisfeitas e que, como defendia o nosso fundador, combinem ciência, visão e impacto nos cuidados de saúde da vida humana.  Este prémio é uma homenagem ao seu legado e uma afirmação clara do Grupo Tecnimede na criação de valor e na inovação em saúde”.

O Tecnimede Open Innovation, criado em parceria com a HiseedTech, pretende reforçar a colaboração entre a Tecnimede e inovadores na área das tecnologias farmacêuticas, incluindo investigadores, start-ups e outras empresas biofarmacêuticas. Esta iniciativa foi concebida para reconhecer desenvolvimentos significativos no domínio das tecnologias farmacêuticas e promover a inovação, proporcionando aos inovadores acessos aos recursos e ao conhecimento da Tecnimede, com o objetivo de desenvolver e implementar as suas tecnologias.

As candidaturas à 1ª edição do Tecnimede Open Innovation, que culmina com a atribuição do Prémio Jorge Ruas, já estão fechadas, e os 10 projetos finalistas já foram selecionados.

No próximo dia 17 de setembro, os 10 projetos selecionados vão fazer uma apresentação ao júri que vai escolher o grande vencedor desta 1ª edição do Prémio Jorge Ruas.

O júri é composto por Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra (Presidente do Júri); Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos; Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; António Murta, CEO da Pathena; Isidoro Caraballo, professor de Farmácia e Tecnologias Farmacêuticas na Universidade de Sevilha (Espanha); José Augusto Guimarães Morais, professor Emérito de Farmácia na Faculdade de Farmácia de Lisboa e Stine Rønholt, professora na LEO Foundation Center for Cutaneous Drug Delivery no Departamento de Farmácia na Universidade de Copenhaga na Dinamarca.

Para além do prémio monetário, de 100 mil euros, atribuído ao projeto vencedor, todos os finalistas podem vir a ter a oportunidade de colaborar com o Grupo Tecnimede, beneficiando do acesso às infraestruturas, conhecimento e rede de contatos por forma a acelerar a implementação dos diversos projetos.

 

Comentários

Artigos Relacionados