Prémio Carreira da Galp e Academia de Engenharia tem 10 mil euros para personalidades excecionais

As candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Carreira, iniciativa conjunta da Galp e Academia de Engenharia, podem ser efetuadas até 31 de maio.
Com um valor pecuniário de 10 mil euros, o “Prémio Carreira” é atribuído anualmente para distinguir personalidades no domínio da engenharia em Portugal de reconhecido mérito que tenham dado um contributo inequívoco para o prestígio e afirmação da engenharia no país.
Promovida conjuntamente pela Galp e da Academia de Engenharia, esta iniciativa iniciou o processo de candidaturas – que podem ser efetuadas até a final de maio –, que posteriormente serão analisadas com base em critérios como a relevância social e económica da carreira do distinguido; e a dimensão de excelência da atividade de engenharia.
Essa análise ficará a cargo de personalidades dos setores da energia e da engenharia que compõem o júri desta edição, entre os quais Eduardo Marçal Grilo, João Paulo Oliveira e Maria Rafaela Matos, pela Academia de Engenharia, e Georgios Papadimitriou, Ana Casaca e Manuel Andrade, representantes da Galp, e Sebastião Feyo de Azevedo, presidente da Academia de Engenharia, e presidente do júri.
Sendo a engenharia é uma área decisiva para o desenvolvimento económico e social do país, assumindo uma importância crescente face aos desafios de grande magnitude como a revolução tecnológica, as alterações climáticas ou a transição energética, a Galp e a Academia de Engenharia reforçam, assim, o seu compromisso com a inovação e a excelência no setor.
Na edição do ano passado, o vencedor foi Arlindo Oliveira, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, e responsável pelo Departamento de Engenharia Informática e presidente do INESC.