Precisa de inspirar a sua equipa? Faça como o treinador do México
Inspire-se no modo como o treinador do México conseguiu que a sua equipa ganhasse aos atuais campeões do mundo.
Um dos jogos que mais espantou o público atento ao Campeonato Mundial de Futebol foi o da vitória do México frente à Alemanha, no passado domingo. Apesar dos especialistas e das probabilidades de vitória tenderem todas para o lado da atual campeã do mundo, a Alemanha, a seleção sul-americana conseguiu somar os três pontos.
A capacidade do treinador do México inspirar a equipa é um exemplo para todos os líderes de equipas, CEOs e diretores. Depois da vitória sobre a campeã do mundo, Alison Davis – fundadora e CEO da Davis & Company – explica que podemos retirar alguns pontos-chave da estratégia de Juan Carlos Osorio para inspirar a sua equipa.
Defina uma estratégia, tenha a certeza que toda a equipa a percebe e siga o plano. A vitória frente à Alemanha não foi mero acaso, porque o jogo foi estudado durante bastante tempo. Segundo Rory Smith, chefe da secção de futebol do The New York Times, o estudo intensivo de Osorio começou seis meses antes da partida. O correspondente norte-americano refere que o treinador teve de adaptar a sua estratégia consoante as lesões e os problemas que foram surgindo, mas que sabia sempre o que fazer para vencer a seleção europeia.
Não seja conservador quando a competição é dura. Apesar do México ter uma clara desvantagem em relação à Alemanha, esforçou-se para além do empate, que seria a tentativa mais óbvia e segura. Na conferência que antecipou o jogo, o selecionador mexicano fez questão de dar a conhecer a intenção de vencer. “Não vamos mudar a maneira de jogar. Nós temos o nosso estilo e vamos bater-nos com o jogo da Alemanha”, assegurou.
Encoraje a sua equipa a jogar como se fosse vencer, mesmo que todas as probabilidades sejam desencorajadoras. Já depois do jogo terminar, Osorio explicou que pediu à sua equipa para jogar pelo amor de vencer e não pelo medo de perder.
Faça o melhor possível com as qualidades de cada um dos membros da equipa. Osorio foi fazendo pequenos ajustes à equipa consoante as necessidades que ia diagnosticando ao longo do jogo.
Dê tudo o que pode e peça aos membros da equipa para darem o seu melhor. Depois dos festejos pós-apito final, o treinador do México referiu “fomos corajosos e defendemos com o coração”. Andrew Keh, jornalista do The New York Times, afirmou que o que causou impacto e diferença no jogo foi a maneira “agressiva, sem medo e desinibida com que a equipa de Osorio jogou”.