Portuguesa Tonic App levanta 10,85 milhões em nova ronda de investimento

A Tonic App acaba de concluir a sua terceira ronda de investimento e prepara-se para entrar no Reino Unido e na Alemanha.

A start-up portuguesa de saúde digital Tonic App, que facilita o dia a dia dos médicos agregando os recursos de que necessitam numa única plataforma, acaba de fechar uma ronda de investimento Série A no valor de 10,85 milhões de euros.

A BlueCrow Capital e Iberis Capital assumem a coliderança desta ronda de investimento, que conta ainda com um reforço de investimento dos seus primeiros investidores, ou seja, da luxemburguesa Vesalius Biocapital III, da Armilar Venture Partners e da Portugal Ventures. O investimento encerra com a participação de duas novas entidades, a Shilling VC e a francesa FSNB Health & Care.

Daniela Seixas, médica cofundadora e diretora executiva da Tonic App, explica que “conseguir investimento de capital de risco é hoje mais difícil. O montante e o momento desta ronda dão-nos uma vantagem competitiva em relação aos nossos concorrentes, que vamos aproveitar”.  Acrescentou, ainda, que “em breve estaremos presentes nos cinco maiores mercados de saúde da Europa, com a entrada no Reino Unido planeada para este ano, e a entrada na Alemanha, que começaremos a preparar em 2025”.

A Tonic App pretende, assim, tornar-se na primeira plataforma médica com presença nos maiores mercados de saúde europeus, isto é Espanha, Itália e França, onde já opera, seguindo-se o Reino Unido e Alemanha, cuja entrada está prevista durante os próximos 24 meses.

O valor arrecadado representa um importante motor de crescimento para a Tonic App consolidar os mercados onde já atua, expandir para novas geografias e alargar a equipa com vista ao rápido e sustentado crescimento do negócio, frisou a start-up em comunicado. A Tonic App vai ainda contratar talento sénior para a sua equipa de vendas e vai investir na área das operações. Também está a fazer uma forte aposta em investigação e desenvolvimento (I&D), com especial foco na inteligência artificial generativa.

A start-up do Porto foi pioneira na Europa no lançamento de um assistente virtual para médicos com base em inteligência artificial generativa (genAI), já utilizado por 25.900 médicos e espera obter a sua certificação como dispositivo médico até setembro. No segundo trimestre de 2024, lançará a ferramenta Tonic Scribe, que permite a transcrição automática de consultas e criação de notas clínicas.

Fundada em 2016, a Tonic App trabalha com o objetivo de tornar a prática clínica mais simples, resolvendo a fragmentação de recursos digitais que os médicos precisam para o seu dia-a-dia profissional.

A melhoria contínua e o número crescente de ferramentas médicas e de conteúdos clínicos disponíveis, a certificação como dispositivo médico, a acreditação dos seus conteúdos e o recente lançamento de um assistente virtual que funciona com inteligência artificial – o Dr. Tonic – são apenas alguns dos marcos alcançados pela start-up, cuja plataforma é atualmente utilizada por mais de 140 mil médicos em Portugal, Espanha, Itália e França. Só no ano de 2023, a Tonic App adquiriu mais 20 mil médicos e viu a sua receita externa crescer 79%, com particular destaque para o mercado italiano, onde obteve um crescimento da sua receita de três dígitos. A Abbvie, MSD, Medtronic, Roche e AstraZeneca, bem como empresas de recrutamento médico, são alguns dos clientes da start-up.

Comentários

Artigos Relacionados