Portugal tem 12 hubs de start-ups entre os mais inovadores da Europa
O país tem 12 hubs/incubadoras entre os 150 mais inovadores da Europa, segundo o ranking “Europe’s Leading Start-up Hubs”, do Financial Times. Saiba quais são.
Portugal tem 12 hubs/incubadoras de start-ups entre 150 hubs de inovação na Europa, mais cinco do que há um ano, de acordo com o ranking “Europe’s Leading Start-up Hubs” do Financial Times, em colaboração com a Statista e a Sifted. A Unicorn Factory (24.º), a Lispolis (32.º) e a Fintech House (35.º) são os melhor posicionados no ranking do jornal britânico.
Este ranking dos principais hubs de start-ups da Europa, agora no seu terceiro ano, distingue os melhores centros que oferecem programas para ajudar a criar ou desenvolver uma empresa. A Alemanha ocupa os três primeiros lugares da lista de 2026. Em primeiro lugar está a UnternehmerTUM, sediada em Munique, que lidera o ranking pelo terceiro ano consecutivo. Fundada em 2002, já incubou mais de 1.000 empresas.
O Start2 Group, também de Munique, ocupa o segundo lugar, destacando-se pela sua forte presença internacional em 18 países. A BayStartUP, de Nuremberga, que surge em terceiro lugar, sobressai pelo seu historial consistente na ligação de fundadores em fase inicial a oportunidades de financiamento em toda a Baviera.
A lista deste ano abrange 180 hubs em 25 países europeus. Reino Unido, Alemanha e Espanha foram os países com mais vencedores no total.
Para a elaboração do ranking, o Financial Times colaborou com a empresa de dados e investigação Statista, bem como com a Sifted, a publicação de tecnologia europeia apoiada pelo FT. Para se qualificarem, os hubs tinham de estar em atividade pelo menos desde 2021, manter uma localização física na Europa e gerir pelo menos um programa de incubação ou aceleração.
Foram consideradas as opiniões de investidores, empreendedores e académicos, bem como o sucesso dos “graduados” destes hubs. Os antigos participantes foram convidados a avaliar a qualidade do apoio prestado ao nível de mentoria e formação, infraestruturas, apoio jurídico, bem como oportunidades de networking e financiamento.
Conheça os 12 hubs de start-ups portugueses mais inovadores da Europa, segundo o ranking:
![]()

Fonte: Statista








