Facebook lança Start-up Garage na Station F em Paris
Mundialmente conhecido como o maior campus para start-ups, a Station F de Paris recebe 3000 espaços de trabalho para empresas tecnológicas das mais diversas áreas de atuação.
Sheryl Sandberg, COO do Facebook, anunciou esta manhã em Paris que o Facebook será um dos parceiros de lançamento da Station F.
O Facebook contará com 80 mesas num espaço junto à entrada da Station F, a partir de abril próximo.
A empresa irá trabalhar com 10 a 15 start-ups em cada seis meses, de forma a dar-lhes toda a ajuda possível. Simularão ser engenheiros do Facebook e contarão com workshops semanais, para que aprendam o máximo possível com a empresa.
Já foram anunciadas algumas das primeiras start-ups que integrarão o programa, nomeadamente a Chekk, Mapstr, The Fabulous, OneClub e o Karos. Tratam-se das primeiras de muitas mais, ou não fossem os 32 milhões mensais de utilizadores do Facebook um excelente atrativo para umas quantas start-ups.
Qualquer start-up poderá alugar um espaço de trabalho na Station F por 195 euros mensais por mesa.
O bilionário francês Xavier Niel referiu que “falamos muito com este ecossistema e foram muitas as empresas que decidiram ajudar-nos. O Facebook foi o primeiro a querer fazer parte desta boa ideia.”
Xavier Niel fundou a empresa de telecominações Free, tendo investido numa série de start-ups relacionadas com a área, como a Kima Ventures, que investe em estádios iniciais de start-ups, ou como a escola de código gratuita, a Ecole 42.
Niel está a financiar pessoalmente a Staion F, em conjunto com Roxanne Varza, a líder do projeto.